Código
1008
Título Original
VIDEO NAS ALDEIAS SE APRESENTA
Direção
CARELLI, VINCENT/ CORREA, MARI
Sinopse
Apresentação da trajetória recente do Vídeo nas Aldeias, suas oficinas de formação e a produção indígena. Criado em 1987, o projeto começou a introduzir o vídeo em comunidades indígenas que produziam registros para consumo interno. Em 1995, a abertura de um espaço na TV educativa de Cuiabá, levou o projeto a produzir o “Programa de Índio”, uma experiência inédita na televisão brasileira. Desde 1997, o Vídeo nas Aldeias investe, através de oficinas nacionais e regionais, na formação da primeira geração de documentaristas indígenas.
Duração
32'
Ano de produção
2002
Produção
VIDEO NAS ALDEIAS
País
BRASIL
Idioma
PORTUGUÊS
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
DVD/4
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Contato comercial
---
Tombo
1017
Conservação
---
Procedência
Video nas Aldeias
Tipo de procedência
COMPRA
Estado (UF) de produção:
PE
Premiação
O projeto Video nas Aldeias tem grande reconhecimento internacional. Em 2000, recebeu, pelo conjunto de sua obra, o Prêmio UNESCO por respeito à diversidade cultural e de busca de relações de paz interétnica. Em 2003, foi vencedor do prêmio Chico Mendes, do Ministério do Meio Ambiente, pela valorização das referências culturais e ambientais das populações da Amazônia. E em 2005, novamente a UNESCO contemplou o Vídeo nas Aldeias com um prêmio pela contribuição à preservação do patrimônio imaterial. O projeto recebeu ainda 21 prêmios em festivais nacionais e 18 em festivais internacionais.
Dados Complementares
A primeira fase do projeto Video nas Aldeias (1987-97), a proposta era fazer do vídeo um instrumento que permitisse aos índios terem acesso às suas imagens, elaborar e recriar a sua própria imagem. O procedimento adotado, em que a totalidade das imagens produzidas era imediatamente exibida ao público da aldeia, permitia que a câmera passasse a ser um objeto apropriável por eles. A segunda fase do projeto começa em 1998, quando a diretora de documentários Mari Corrêa, com longa experiência em documentário, é convidada para dar início à formação de realizadores indígenas. A partir daí, a maior parte dos vídeos passa a ser realizada pelos próprios índios formados em oficinas de capacitação, o que representa uma guinada radical e definitiva do projeto. Em 2000, a criação da ONG Vídeo nas Aldeias expressa esta nova perspectiva do trabalho, tornando-se uma escola e centro de produção de vídeos para povos indígenas.