Programação do seminário NAPEDRA Em Performance: Criações VIII

Laboratório de Imagem e Som em Antropologia – LISA

QUINTA-FEIRA, 09 de novembro

Manhã
Local: Laboratório de Imagem e Som em Antropologia – LISA Rua do Anfiteatro 181, conjunto colmeias, favo 10

9h30 - confraternização
10:00 – Imagens dialéticas: boias-frias, bonecos e mulheres-lobisomens – John C. Dawsey (NAPEDRA/PPGAS/USP).
10:20 – O apocalipse segundo Adirley Queirós: notas para uma antropologia crítica do cinema – João Paulo Campos (NAPEDRA/PPGAS/USP).
11:00 – Debate.

Tarde

14:00 – A respeito do bronze (criação solo em processo) – Marília Persoli (NAPEDRA/USP).
14:20 – Espetáculo “Faces do feminino” e suas coreografias de gênero – Priscila Alves de Almeida (LabNAU/PPGAS/USP).
14:40 – Puro sentido, pouco significado: a moral da dança contemporânea – Renato Jacques (PPGAS/USP).
15:00 – Debate.
16:00 – Intervalo.
16:30 – “Esse rio eu conheço da boca às cabeceiras”: narrativas em Belo Monte – Carlos Gimenes (NAPEDRA/PPGAS/USP).
16:50 – Pau a pique, banheiro seco, mutirão e outras narrativas contra o progresso – Carlos Alberto Corrêa Moro (NAPEDRA/PPGAS/USP).
17:10 – Do espaço à paisagem: a (re)produção e as apropriações da franja litorânea da Via Costeira, em Natal/RN – Tatiana Francischini (LABPARC/FAU/USP).
17:30 - Debate.

SEXTA-FEIRA, 10 de novembro

Manhã Local: Laboratório de Imagem e Som em Antropologia – LISA
Rua do Anfiteatro 181, conjunto colmeias, favo 10

9h30 - confraternização
10:00 – Mundialização na Capoeira Angola: percepções da etapa australiana de percurso etnográfico – João Luis Uchoa (IA/UNICAMP e NAPEDRA/USP).
10:20 – Diplomados da tradição: transmissão de conhecimento e dança entre casais de mestre-sala e porta-bandeira de escolas-de-samba paulistanas - Felipe Gabriel de Castro Freire Oliveira(CERN/LabNAU/PPGAS/USP).
10:40 – “Êh, moçambiqueiro fala a língua do povo de lá para nêgo Deus é Zambi mas também pode ser Oxalá”: performance de mestres do congado mineiro na cidade de Maputo, Moçambique – Juliana Garcia Corrêa (PPGAN/UFMG e NAPEDRA/USP).
11:00 – Debate.

Tarde Local: Laboratório de Imagem e Som em Antropologia – LISA

Rua do Anfiteatro 181, conjunto colmeias, favo 10

14:00 – Trazendo as coisas de volta à vida: filmação, representação e outras montagens de performance no batuque de Ponto Chique – Pâmilla Vilas Boas Costa Ribeiro (PPGAN/UFMG).
14:20 – “Sonhos de sucesso”: notas etnográficas sobre programas de trainee – Gustavo Berbel (NAPEDRA/PPGAS/USP).
14:40 – Caminhoneiros anfitriões e antropólogo caroneiro: experiências de encontros por viagens dadivosas – Arthur Fontgaland (LabNAU/PPGAS/USP).
15:00 – Debate.
16:00 – Intervalo.
16:30 – Entre a luz e a sombra: a criação do espaço performático em Rembrandt Van Rijn, Edward Gordon Craig e Josef Svoboda – Allan Lourenço da Silva (Programa Interdisciplinar e Transdisciplinar em Performance Culturais na Faculdade de Ciências Sociais da UFG).
16:50 – “Miração”: olhar e falar sobre o transe da ayahuasca – Carolina de Camargo Abreu (NAPEDRA/PPGAS/USP). 17:10 – Antropologia, arte e ativismo: pensando o artivismo – Paulo Raposo (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa)
17:40 - Debate

Noite
18:30 – FESTA DE ENCERRAMENTO E RODA COM LUIZ ANTONIO NASCIMENTO CARDOSO (MESTRE PINGUIM) E PAULO RAPOSO (ISCTE-INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA) NO NÚCLEO DE ARTES AFRO-BRASILEIRAS DA USP