O Chamado à Antropologia: Memórias de Trabalhos de Campo

Diana P. Gómez Mateus
Ano de publicação
18min

Vídeo documentário que apresenta, na voz de ex-alunos do Professor José Guilherme Magnani, do departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo, experiências de campo realizadas ao longo da graduação em Ciências Sociais na USP. Com o objetivo de registrar e constituir uma memória dessas experiências, uma das marcas do Núcleo de Antropologia Urbana (NAU, foram realizadas quatro entrevistas com pesquisadores que participaram de cursos ministrados por Magnani: Renato Sztutman (Professor do Departamento de Antropologia da USP), Melissa de Mattos Pimenta (Professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Ricardo Mariano (Professor do Departamento de Sociologia da USP) e Márcia Gobbe (Professora da Faculdade de Educação da USP). As entrevistas mostram como os primeiros trabalhos de campo contribuíram para a construção das carreiras acadêmicas desses pesquisadores. O vídeo faz parte do projeto Projeto NAU Acervo - Memória USP.

Direção e montagem: Diana P. Gómez Mateus.
Roteiro e produção: Ana Letícia Fiori, Cleto Junior Pinto de Abreu. Denise Moraes Pimenta, Jacqueline Teixeira, José Agnello Andrade, Lucas Lopes de Moraes, Leonardo Fuzer e Rodrigo Valentim Chiquetto. Apoio: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP
Realização: LISA/USP e NAU/USP.