Lançamento do documentário "Bibiru: kaikuxi panema"

terça-feira, 15 Agosto 2023, 20:00
Cine Sesc - Rua Augusta, 2075

Uma comitiva de sete representantes dos povos Aparai e Wayana vêm a São Paulo neste final de semana apresentar seus cantos e lançar um documentário que finalizaram recentemente. Lideranças e professores em suas aldeias de origem, na Amazônia, eles vivem em uma região do norte do Pará, nas Terras Indígenas Parque do Tumucumaque e Rio Paru d’Este, e vão viajar mais de três mil quilômetros, se deslocando em barco, avião, carro e novamente avião.

O grupo irá se apresentar em duas ocasiões: no Sesc Santo André, domingo (dia 13 de agosto) às 14 horas, quando apresentarão seus artefatos, cantos e danças, além de estarem disponíveis para uma roda de conversa com o público; e na terça-feira (dia 15 de agosto) às 20 horas no Cine Sesc, quando vai acontecer a estreia do documentário "Bibiru: kaikuxi panema". O filme tem como protagonista um cachorro que deixou de ter sorte na caça e retrata a tentativa de seu dono em curá-lo, enquanto ensina aos mais jovens sobre os valores ancestrais de seu povo. A história foi totalmente filmada por realizadores Wayana e Aparai na aldeia Bona e faz parte de uma trilogia sobre os regimes de produção de alimentos pelos indígenas: o primeiro trata da pesca, o segundo da coleta do açaí e este terceiro da caça.

O lançamento do filme contará com a presença dos principais realizadores indígenas e seus parceiros, que responderão a perguntas do público. A programação gratuita faz parte do Agosto Indígena organizado pelo Sesc-SP, evento que conta com cerca de 150 atividades com povos originários na capital, interior e litoral do Estado.

A realização do evento é do Sesc-SP em parceria com o instituto Sawe, o Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da Universidade de São Paulo, a Associação dos Povos Indígenas Wayana e Aparai, e teve apoio do Iepé, Instituto de Pesquisa e Formação Indígena.