Exibição gratuita dos filmes "Tabuluja" (Acordem!) e "AfroSampas"

Início
quarta-feira, 22 Novembro 2023, 19:00
Local
Rua Rêgo Freitas, 530, Sobreloja, República, São Paulo, SP

O Laboratório de Imagem e Som em Antropologia convida a todos para a sessão dupla de exibição que acontece no próximo dia 22 de novembro, quarta-feira, a partir das 19h., dos filmes “Tabuluja” (Acordem!) e “AfroSampas”. Ao final haverá bate-papo com a diretora e antropóloga Rose Satiko Gitirana Hikiji

“Tabuluja” (Acordem!) (2017, 11 min). Criação colaborativa de Shambuyi Wetucom com os antropólogos Rose Satiko Gitirana Hikiji e Jasper Chalcraft. Neste curta Shambuyi Wetu, artista da República Democrática do Congo, constrói com suas performances narrativas, a experiência da diáspora e a situação do refugiado no mundo.

“AfroSampas” (2020, 43 min). Mais de meio século depois dos Afro-Sambas, de Baden Powell e Vinícius de Moraes, e com a chegada de artistas de diferentes países da África, em São Paulo, a presença africana na música brasileira tem se manifestado de diversas formas. O que pode acontecer quando músicos dos dois lados do Atlântico são colocados em contato, na cidade onde vivem?

Documentários fazem parte do projeto de pesquisa "O Musicar local: novos caminhos para a etnomusicologia”. Projeto tem o objetivo de analisar a diáspora africana criativa no Brasil, promovendo encontros entre músicos africanos e brasileiros, que vivem em São Paulo, compartilhando sons e explorando questões musicais e sociais.