NAPEDRA EM PERFORMANCE: CRIAÇÕES 10

Período
27-11-2019 - 29-11-2019
Local
LISA - Laboratório de Imagem e Som em Antropologia Rua do Anfiteatro, 181, colmeias, favo 10 – USP

27, 28 e 29 de novembro de 2019

Organização: 
Núcleo de Antropologia, Performance e Drama – NAPEDRA 
Laboratório de Imagem e Som em Antropologia – LISA

 

 

quarta-feira, 27, manhã, 9h30 

1 Movimento quadril: dos ricochetes do quadril feminino “periférico” à construção de subjetividade em contextos anti-patriarcais 
Ana Carolina Alves de Toledo (Grupo Terreiro de Investigações Cênicas/UNESP) 

2 Indumentárias, trajes e vestimentas de candomblé: perpetuação na diáspora brasileira 
José Roberto Lima Santos (Grupo Terreiro de Investigações Cênicas/UNESP) 

3 “O jogo de facho das comadres”: corpo, técnica e performance das marisqueiras (Matarandiba, Ba) 
Renata Freitas Machado (Napedra/USP) 

quarta-feira, 27, tarde, 14h 

1 Réus e jurados nos palcos e bastidores dos Tribunais do Júri brasileiro e francês: eloquências do silêncio e da voz 
Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer (Núcleo de Antropologia do Direito – Nadir/USP) 

2 Reflexões sobre patrimônio cultural como experiência e performance 
Carlos E. R. Gimenes (Napedra/USP) 

quarta-feira, 27, tarde, 16h30 

1 Recital de músicas acusmáticas feitas por alunos do Projeto Guri 
Rafael Fajiolli de Oliveira (USP) 

2 ::SITUAÇÕES:: o lugar específico na criação performática 
Danikùle - Danilo Bezerra de Souza (USP) 

3 O exercício performático da pesquisa antropológica 
Bárbara Ariola (PPGCS/UNIFESP) 

quinta-feira, 28, manhã, 9h30

1 É como tentar organizar um rio: reflexões sobre montagem e representação nos batuques do rio São Francisco 
Pâmilla Vilas Boas (Napedra/USP)

2 O ensino de artes corporais e música para escolas de arte: capoeira e teatro 
João Luis Uchoa (Napedra/USP) 

3 Batuko e Kola San Jon: Práticas culturais cabo-verdianas em Lisboa, na perspectiva dos estudos decoloniais 
Marianna Francisca Martins Monteiro (Grupo Terreiro de Investigações Cênicas/UNESP) 

quinta-feira, 28, tarde, 14h 

1 “Foi um projeto muito bom, mas acabou com o que nóis tinha”: ambíguas visages do “progresso” em comunidades tradicionais e quilombolas do Pará 
Adriana de Oliveira Silva (Napedra/USP) 

2 “O Quilombo Ilú Obá não se cala!”: narrativas corp-orais de matriz africana em São Paulo 
Ingrid D’Esposito (Antropologia, Dipartimento di Cultura, Politica e Società – Università di Torino, Itália) 

3 Do campo de Mandinga à Carta do ABC – O ofício do Mestre da Capoeira: performance, memória e informação 
Luis Flecha (Núcleo de Estudos sobre Performances, Patrimônio e Mediações Culturais – NEPPAMCs/UFMG) 

quinta-feira, 28, tarde, 16h30 

1 Dorothy Boom 
Regina Müller (Unicamp e Atrupe – Arte e Desacato) 

2 Enikeji 
Roderick Steel (Poéticas e Técnicas em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP) 

sexta-feira, 29, manhã, 9h30

1 Grotowski: percursos de pesquisa 
Ilda Andrade (Grupo Terreiro de Investigações Cênicas/UNESP) 

2 Repensando rito e cena em Jerzy Grotowski 
Thiago Miguel Sabino (Grupo Terreiro de Investigações Cênicas/UNESP) 

3 Uma autoetnografia do Hajj - quando a pesquisadora peregrina 
Francirosy Campos Barbosa (Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes – Gracias/Gravi/Napedra/Cerne/USP) 

sexta-feira, 29, tarde, 14h 

1 Agrofloresteiros na capital do agronegócio: cultivos biodiversos, engajamentos multiespecíficos e ritmos vitais múltiplos contra a homegeneização capitalista 
Carlos Alberto Corrêa Moro (Napedra/USP) 

2 Imagem dialética e cronotopo: escavando a dimensão espaço-temporal das imagens 
João Paulo de Freitas Campos (Napedra/USP) 

3 Sismologia da performance: palcos, tempos e f(r)icções 
John C. Dawsey (Napedra/USP) 

sexta-feira, 29, tarde, 16h30 

1 O afrofuturismo e a necessidade do amanhã 
Cláudio Valentin (Design/UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais) 

2 Proclamação na República 
ilipe dos Santos Barrocas (ECA/USP) 

3 Performance e colonialidade 
Rubens Alves da Silva (Napedra/USP e Núcleo de Estudos sobre Performances, Patrimônio e Mediações Culturais – NEPPAMCs/UFMG)