História, matemática e nacionalismo no reino de Deus - um relatório etnográfico sobre Dapitan, Filipinas

Período
10-12-2019 - 10-12-2019
Auditório do LISA - Rua do Anfiteatro, 181, Favo 10

Essa palestra promove pensamentos preliminares sobre a produção da história na precária comunidade informal de Nova Jerusalém, na cidade filipina de Dapitan, no sul das Filipinas. Essa comunidade é a capital sagrada do Reino de Deus, uma organização messiânica cujos rituais mais importantes são aulas de história baseadas em aritmética elaborada e em combinações de narrativas nacionais bíblicas e filipinas.

Como vários outros grupos filipinos, essa organização vê o herói nacional José Rizal (1861-1895) como o próprio Deus, mas o interpreta de uma maneira particular, como parte de uma trama aritmética que retrata os filipinos como a nova terra prometida dos israelitas. . Com base no trabalho de campo realizado em janeiro e fevereiro de 2019, esta palestra examina como, colocando a história, a aritmética e o nacionalismo no centro de sua teologia, o Reino de Deus atrai pessoas empobrecidas de todo o país; produz uma temporalidade que é repetitiva e teleológica; dá um significado sagrado às histórias coloniais e pós-coloniais; e antecipa um futuro de autonomia, igualdade, saúde e riqueza para os filipinos.

Uma palestra (em inglês) do Prof. João Felipe Gonçalves
Departamento de Antropologia