Mapana

Edson Matarezio
Ano de publicação
14'

Mapana é o nome de uma associação de mulheres do povo Ticuna. Localizada em Belém do Solimões (8 mil pessoas), a maior comunidade deste que é o maior grupo indígena do Brasil. Esta associação fornece produtos de suas roças para a merenda escolar de todas as escolas de Tabatinga (AM). Com seus resultados, tamanho e volume de produção, trata-se de uma experiência única que serve de exemplo para outras associações indígenas e comunitárias.

Direção, fotografia, roteiro: Edson Matarezio
Edição: Ricardo Dionísio e Edson Matarezio
Música: Djuena Tikuna (canção Ngetchautumau) e Ondino Casimiro
Realização: Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP)
Apoio: FAPESP, Projeto Temático “O Musicar Local - Novas trilhas para a etnomusicologia”, 16/05318-7 e projeto “Do ponto de vista das moças”, 2015/ 11526-9.

Agradecimentos: A todos os funcionários da FUNAI CR Alto Solimões, especialmente Mislene Mendes, Hermísia Pedrosa e Leopoldo Dias. Ao frei Paulo Braghini e todos os frades capuchinhos de Belém do Solimões. Aos cantores ticuna Djuena Tikuna e Ondino Casimiro. A Adelina Fidélia Ramos e todas a mulheres e homens que fazem parte da Associação Mapana.