Livros e capítulos

Capítulo
Etnoficção: uma ponte entre fronteiras.
Alexandrine Boudreault-Fournier, Rose Satiko Gitirana Hikiji e Sylvia Caiuby Novaes
As autoras discutem a etnoficção, a partir da experiência da produção de um filme sobre o universo do Funk em Cidade Tiradentes.
BOUDREAULT-FORNIER, Alexandrine e HIKIJI, Rose Satiko Gitirana e CAIUBY NOVAES, Sylvia. Etnoficção: uma ponte entre fronteiras. A experiência da imagem na etnografia. Tradução . São Paulo: Terceiro Nome, 2016. Disponível em https://terceironome.com.br/a-experiencia-da-imagem/
Livro
Imagem-violência: Etnografia de um cinema provocador.
Rose Satiko Gitirana Hikiji
Tendo como objeto de análise um conjunto de filmes lançados nos anos 1990, tais como Cães de aluguel e "Pulp fiction", de Quentin Tarantino, "Fargo", dos irmãos Coen, "A estrada perdida", de David Lynch, "Violência gratuita", de Michael Haneke e outros, Rose Satiko Gitirana Hikiji mostra neste livro como a violência não é apenas um tema da sociedade contemporânea que se reflete no cinema, mas também uma linguagem comum a ele, exposta na forma de suas imagens.
Imagem-violência: etnografia de um cinema provocador é uma pesquisa ousada no campo da antropologia visual. Nessa abordagem, os filmes têm sido pensados como produtos culturais que veiculam representações, recortam e organizam a experiência social, contam histórias, tempos, lugares, sentimentos e perspectivas e sintetizam visões de mundo.
Tema consagrado nos nossos mais diversos meios de expressão artística – nas artes plásticas, na dramaturgia clássica e contemporânea, nos contos de fadas, na literatura de terror etc. – a violência é aqui analisada de uma forma nova: por meio de montagens, desmontagens, fragmentos fílmicos e de uma interessante abordagem sobre o riso do espectador.
HIKIJI, Rose S. G. Imagem-violência: Etnografia de um cinema provocador. São Paulo, Terceiro Nome, 2012 (e-book 2019).