“Os humu são as pessoas que valem como máxima autoridade, são considerados mais inteligentes, de certa maneira mandam, decidem quando se faz a guerra com outro clã ou outro povo, decidem casamentos e divórcios. Mas não é ele que responde, tem um ajudante, e ele fica mudo. Se morre, o clã escolhe outro, e esse tem que fazer uma grande iniciação. Nós assistimos a uma e até ficamos lá. Ele tem que fazer muitas provas, por exemplo tem que ficar uma noite no mato sozinho, metido dentro de um saco fechado, cheio de medo porque havia leões. (...) Eles usam sempre casacos dos brancos, cosidos, que arranjam na cidade, em Tanganica. Isto são saquinhos, lá dentro tem cosidos remédios, ntela, ervas, muitas vezes têm um dente de leão, quando matam um leão. (...) Aqui [no filme], este dança com um espelho. Claro, vivem num ambiente em que não se compra nada, uma coisa destas é uma preciosidade. Eu estou convencida que hoje [em 1996] já não se faz isto, não se dança deste modo” (MD). “O tocador estabelece um permanente diálogo com os dançantes, umas vezes só por meio do tambor, outras vezes chamando em voz alta um outro humu, citando o nome da sua dança pessoal (...)” (MM II: 314).
Sinopse da coleção:
Entre 1958 e 1961, a antropóloga Margot Dias (1908-2001) realizou 28 filmes em Moçambique e Angola, pertencentes ao Arquivo Fílmico do Museu Nacional de Etnologia. Produzidas no contexto das “Missões de Estudos das Minorias Étnicas do Ultramar Português”, dirigidas por Jorge Dias, estas imagens constituem uma das primeiras utilizações do filme etnográfico no âmbito da antropologia portuguesa.
Esta edição inclui todos os filmes realizados naquelas campanhas de pesquisa, assim como a sonorização feita a partir das gravações de som nos mesmos terrenos pela própria Margot Dias. A identificação, a organização temática e a sonorização dos filmes foram asseguradas por Catarina Alves Costa.
Também se inclui, como extra, uma entrevista inédita a Margot Dias conduzida em 1996 por Joaquim Pais de Brito, então diretor do Museu Nacional de Etnologia.
Inclui brochura ilustrada de 76 páginas.
O Disco 1 pertence à coleção Filmes Etnográficos de Margot Dias.