2016
A experiência da imagem na etnografia
Temas clássicos da antropologia, como espaço, memória, corpo, religiosidade, experiência e performance têm a partir da imagem uma perspectiva analítica inovadora, que permite que o pesquisador incorpore gestos, olhares, posturas e movimentos, e que o espectador amplie sua percepção de modo ao mesmo tempo racional e sensível. Com textos de 21 pesquisadores e dois DVDs com 9 vídeos, este livro, dividido em três partes – Cinema e Antropologia; Fotografia e Etnografia; e Experiências transdisciplinares – é resultado de um longo investimento do Grupo de Antropologia Visual da USP – GRAVI em incorporar a imagem na pesquisa antropológica.
2015
Entre arte e ciência
Os ensaios que compõem esta coletânea discorrem sobre as inúmeras afinidades entre antropologia e fotografia. A organizadora selecionou artigos que apontam as possibilidades da aliança entre as duas áreas, evidenciando a razão do encantamento mútuo entre antropólogos e fotógrafos, unidos pelo desejo de conexão entre arte, conhecimento e informação. As imagens indicam a possibilidade de aprofundar a densidade da etnografia pelo uso de outras formas narrativas que não apenas o discurso científico verbal. O caráter híbrido da fotografia, entre arte e ciência, e os novos caminhos que ela abre para as relações entre visualidade e textualidade contribuem para o desenvolvimento de processos alternativos de expressão do conhecimento, como bem demonstram os escritos desta obra.
2014
Contro-sguardi
Esse livro fala de antropologia visual, repercorrendo a trajetória do Festival de Cinema Antropologico Contro-Sguardi. Mas não se esgota nisso. Ele propõe olhares, encontros e diálogos: visões e pessoas que trazem suas próprias experiências cruzando-as e permitindo novos olhares. Isso vale ainda mais quando se pensa em um Festival que já no nome apresenta a proposta de ser um “Contra-Olhares”, um olhar sobre o olhar, ou um encontro de olhares. A primeira edição do Contro-Sguardi fora de Perugia (Itália), que esse livro homenageia, marca mais um deslocamento de olhares e, mais do que isso, suscita vários encontros de olhares e dialogos. Os olhares, encontros e diálogos aqui propostos evidenciam as potencialidades de pensarmos nas nossas próprias experiências a partir das ressonâncias com outras experiências. Os textos aqui reunidos evidenciam essa dinâmica oferecendo reflexões sobre trajetórias passadas, em andamento e vislumbradas além do horizonte, constituindo um ótimo exemplo de como ampliar o olhar a partir da abertura ao outro tão caraterística do olhar antropológico.
Clique aqui para adquirir o livro
2013
Antropologia e performance - Ensaios NAPEDRA
Este livro é resultado do trabalho do Núcleo de Antropologia, Performance e Drama (Napedra), grupo que reúne antropólogos em busca de saberes associados às artes performativas e pesquisadores dar artes interessados em antropologia. Nos campos acadêmico e artístico, o conceito de performance adquire formas variadas, cambiantes e híbridas; há algo de não resolvido nesse conceito, que resiste às tentativas de definição ou delimitação. Mais do que uma disciplina ou até mesmo um campo interdisciplinas, os estudos de performance configuram, para alguns autores, uma espécie de antidisciplina. No teatro, nas artes performativas, no cinema, na antropologia, na sociologia, na psicanálise, na linguística, nas pesquisas sobre folclore e nos estudos de gênero, o conceito de performace formula-se a partir de diferentes campos do saber e da expressão artística.
Lá do leste: uma etnografia audiovisual compartilhada
Produzidas em coautoria com os artistas de Cidade Tiradentes, as imagens, experiências e reflexões apresentadas na obra multimídia resultam de um projeto de Antropologia Compartilhada. A etnografia é também pensada como forma de contribuição para uma participação mais efetiva dos artistas e moradores dos distritos periféricos nos processos de reflexão e participação, sobre os caminhos da arte de rua, e as transformações socioculturais na periferia de São Paulo. O DVD encartado neste livro possibilita conhecer as demais obras desse processo de produção de etnografias audiovisuais.
2010
Performance - Arte e antropologia
'Performance - Arte e Antropologia' apresenta diálogos nos quais estão impressos as reflexões de artistas e antropólogos que se reuniram para conversar, trocar experiências e inquietações sobre o bicho homem.
Clique aqui para adquirir o livro
2009
Imagem-conhecimento: antropologia. cinema e outros diálogos
O livro resulta do encontro de pesquisadores brasileiros e estrangeiros interessados nas aproximações entre as ciências sociais e o universo das imagens, dos sons e das artes visuais. Com experiências de pesquisa diversas, os autores propõem e analisam estéticas, métodos e formas de construir o conhecimento. O conjunto dessas contribuições compõe as três partes dessa coletânea.
Na primeira delas, "Imagem e conhecimento", é discutido como o trabalho com expressões da esfera do sensível, no campo das ciências sociais, provoca a introdução de novas questões epistemológicas para as disciplinas. O filme produzido no encontro etnográfico é o tema do bloco "Imagem e pesquisa", considerado em diferentes ângulos pelos autores - todos antropólogos, produtores e diretores. Já na última parte, "Imagens em análise", estão em questão narrativas audiovisuais que, por se destinarem à ampla circulação, possibilitam outra forma de acesso à realidade. Livro destinado sobretudo aos interessados em antropologia, sociologia e cinema e suas reflexões sobre as conexões entre memória e vida, estética e conhecimento.
2004
Escrituras da imagem
Os artigos desta coletânea, resultado de trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia, mostram que também nas ciências sociais a imagem é um campo fértil para análise e uma forma de apresentação de dados de pesquisa. Segundo a organizadora, para os antropólogos, a percepção propiciada pela imagem é semelhante àquela possibilitada pela etnografia. Mesmo ao descrever aquilo que é familiar, a etnografia permite ter acesso a uma outra realidade submersa na aparente familiaridade que encobre o olhar. Os artigos selecionados foram divididos em três partes. A primeira reúne artigos sobre a imagem, especialmente a linguagem do cinema, de acordo com a perspectiva das ciências sociais. Seguem-se quatro ensaios fotográficos, acrescidos de pequenos textos que procuram dialogar com as imagens, e, por fim, três artigos de pesquisadores com comentários críticos sobre a produção visual apresentada.