Trajetórias Cruzadas reúne fotografias de Claudia Andujar, Lux Vidal e Maureen Bisilliat
Pela primeira vez, mostra apresenta trabalhos de três mulheres fotógrafas que se engajam na defesa dos povos indígenas e de comunidades ribeirinhas e sertanejas
O Centro MariAntonia da USP inaugura no dia 19 de outubro, às 16 horas, a exposição Trajetórias Cruzadas com trabalhos de Claudia Andujar, Lux Vidal e Maureen Bisilliat, com aproximadamente 300 fotografias. A curadoria é das antropólogas Sylvia Caiuby Novaes e Fabiana Bruno. A entrada é gratuita.
A mostra reúne, pela primeira vez, fotografias de três mulheres europeias: a suíça Claudia Andujar, a alemã Lux Vidal e a inglesa Maureen Bisilliat. São mulheres cujas trajetórias foram marcadas pela vivência da Segunda Guerra Mundial, por terem morado em muitos países e dominarem várias línguas. No Brasil se cruzam em trajetórias similares, buscando e revelando um Brasil pouco conhecido até então pelos brasileiros.
Estão abertas as inscrições para o curso de extensão, promovido pelo LISA-USP, "O caminho do Alabê: ritmos dos orixás e a música brasileira", sob coordenação da Profa Rose Satiko e ministrado por Vitor Israel Trindade de Souza e Elis Sibere dos Santos Monte Trindade de Souza.
O curso aborda os ritmos dos Orixás, com suas danças e manifestações musicais, incluindo a influência dos mesmos na Música Brasileira. O mote e a referência serão os instrumentistas/sacerdotes dos Orixás, fundamentais na musicalidade brasileira. Os diálogos oferecidos nestes encontros se baseiam na metodologia autodidata da Família Solano Trindade, com a fusão entre teoria e prática, e a proposta de movimento, sonoridade e bem estar como epistemologia.Será oferecido no período de 12/09 a 14/11/2024, das 14h às 17h, no auditório do LISA-USP.
Mais informações e inscrições, acesse o site: https://sce.fflch.usp.br/node/5676