Estão abertas até o dia 21/04/2025, as inscrições para o curso de extensão "Documentário e etnografia no Brasil: O cinema de Eduardo Coutinho", que será realizado de 29/04/2025 a 01/07/2025, na modalidade à distância.
O curso tem como objetivo explorar a relação entre o cinema documentário de Eduardo Coutinho e a prática etnográfica, destacando como o cineasta brasileiro utiliza o documentário como uma ferramenta de reflexão sobre a realidade social do Brasil, sobretudo pós-1960. A partir da análise de obras-chave de Coutinho, o curso busca investigar as especificidades de sua abordagem cinematográfica, que dialoga com métodos antropológicos de observação, descrição e a priorização do local e do particular. Além disso, pretende-se discutir o impacto histórico e estético do cinema documentário no Brasil, considerando que Coutinho produziu filmes ao longo de meio século, o que configura sua obra como uma espécie de documentação das inflexões históricas, sociais e políticas que marcaram o país nesse período. O curso visa, ainda, preencher uma lacuna nos estudos acadêmicos sobre a obra de Coutinho dentro da antropologia, oferecendo uma leitura crítica e integrada entre cinema e etnografia.
O curso será ministrado por Leandro Silva de Oliveira, pós-doutorando no Departamento de Antropologia da USP, supervisionado pela Profa. Dra. Rose Satiko. Sua pesquisa toma o cinema de Eduardo Coutinho como expediente paradigmático para o estudo de tendências mais gerais que se observa no documentário brasileiro pós-1960. Leandro também é pesquisador do Grupo de Antropologia Visual (GRAVI) e do Grupo de Pesquisas em Antropologia Musical (PAM), ambos da USP.
- Carga horária: 10 horas
- Certificado de participação
- Vagas: 50 participantes
- Para se inscrever, acesse o Sistema Apolo (clique aqui) e siga as orientações.
- Informações completas sobre o curso, inscrição, isenção e matrícula, acesse o site do Serviço de Cultura e Extensão da FFLCH: https://sce.fflch.usp.br/node/6029
- Em caso de dificuldades durante a inscrição, solicite ajuda à equipe do Sistema Apolo: apolo@usp.br
O Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP) receberá no dia 29/04/2025, às 14h30, a palestra "Ruínas do fotográfico: migrações dos arquivos de família e seus ecossistemas de pertencimento" proferida pela pesquisadora Dra. Fabiana Bruno, pós-doutoranda do Departamento de Antropologia da USP supervisionada pela Profa. Dra. Sylvia Caiuby Novaes.
A palestra abordará o contexto e as políticas de “acervos emergentes” formados com fotos abandonadas ou descartadas, em particular, fotografias vernaculares de família desvinculadas de álbuns pessoais. O ponto de partida será a apresentação de um panorama de histórias de três “acervos emergentes” pesquisados: Arab Image Foundation (AIF), Líbano; Found Photo Foundation, Inglaterra; e ACHO – Arquivo Coleção de Histórias Ordinárias, Brasil.
Nesses acervos emergentes, as fotografias vernaculares recolhidas e abrigadas – de pertencimentos diversos – adquirem outras vias de sobrevivências, ao serem destinadas a uma segunda-vida” em re-ajuntamentos, no âmbito de iniciativas “anarquivísticas” (Seligmann-
As “ruínas” (Tsing, 2019; 2022) dos álbuns de família, a destituição de seus ecossistemas de pertencimentos e a “sobrevivência” e a “montagem e remontagem” dessas imagens (Warburg, 2010; e Didi-Huberman, 2013) são alguns tópicos discutidos na palestra.
No dia 10 de abril de 2025, será exibido no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP) o filme "Holobiont Society" da artista suíça Dominique Koch, a partir das 20 horas.
Compondo uma exposição visual que vem rodando por vários países, Holobiont Society mergulha em um conjunto complexo de questões relacionadas a hierarquias, estruturas de poder e conceitos de coexistência, definidos no termo holobionte.
Criado pela bióloga Lynn Margulis, co-desenvolvedora da hipótese de Gaia, o conceito refere-se a uma unidade ecológica e evolutiva integrada formada por um organismo hospedeiro e todos os micro-organismos que vivem em associação com ele.
No filme, o holobionte é visualizado por meio de imagens científicas de corais, bactérias e outros organismos simbióticos, que emergem na tela junto com um elaborado design sonoro, que atua em sinergia com trechos de entrevistas da bióloga, feminista e escritora Donna Haraway, além do filósofo e sociólogo Maurizio Lazzarato e do biólogo molecular Scott Gilbert.
A exibição é uma atividade de extensão do Coletivo de Antropologia, Ambiente e Biotecnodiversidade (CHAMA) e do LISA, além de ser parte da disciplina "Antropologia dos Microrganismos", ministrada pelo pós-doutorando Leonardo Dupin.
Curso de Cinema da Amazônia: Uma Imersão na Produção Audiovisual da Região
Público-Alvo: Pesquisadores, produtores, estudantes e todos que se interessam pela riqueza cinematográfica da Amazônia.
Objetivo: O curso oferece uma reflexão profunda sobre as transformações recentes no cinema da Amazônia, explorando a diversidade cultural e identitária dos cineastas Amazônidas. Focando especialmente em produções documentais, o curso destaca as questões sociais, culturais e estéticas que definem o cinema dessa região rica e plural.
- Período de Realização: de 02/04/2025 a 16/04/2025
- Carga Horária: 15 horas
- Vagas: 5 a 50 alunos
- Certificado: Para quem tiver 75% de frequência
Programação Detalhada
- Sessão 1: História e Cinema da Amazônia
Leitura e Filmografia:
Silvino Santos e a tradição discursiva/visual amazônica (Sávio Luis Stoco) e Amazonas, o Maior Rio do Mundo (1920). - Sessão 2: A Amazônia Vista pelas Lentes dos "Outros"
Leitura e Filmografia:
Iracema, uma transa amazônica e Amazônia S/A (Pindorama Filmes, 2015). - Sessão 3: Projetos Sociais, Cinemas e Amazônias
Leitura e Filmografia:
Cinema de beiras (Liendria Marla Malcher) e ÃGAWARAITA (2022, Priscila Tapajowara). - Sessão 4: A Amazônia Vista pelas Lentes dos Amazônidas Leitura e Filmografia:
As Amazonas do Cinema Paraense (Alexandra Conceição) e Lendas Vidas (Anna Karla Lima, 2024). - Sessão 5: Representações sobre a Amazônia em Filmes de Ficção
Leitura e Filmografia:
Imagens da Amazônia no Cinema Internacional (Gustavo Gonçalves) e Matinta (2017) e Covato (2020).
Bibliografia Complementar: Uma seleção de leituras sobre cinema, meio ambiente, e resistência cultural, incluindo obras de Adrian Cowell, Gustavo Ferreira, e mais.
Coordenação: Rose Satiko Gitirana Hikji
Ministrantes: Ester Paixão Corrêa e Diego Alano de Jesus Pereira Pinheiro
Inscrições Abertas de 19/03/2025 até 25/03/2025 através do Sistema Apolo
Para mais informações acesse o site: https://sce.fflch.usp.br/node/6016