Aconteceu no LISA

sexta-feira, 03 de Outubro de 2025 - 16:00
Auditório do LISA
No dia 3 de outubro de 2025, às 16 horas, a edição do Métis Convida contará com a presença de François Michel Le Tourneau, diretor do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS USP), que falará sobre sua pesquisa com garimpo, um universo que é, ao mesmo tempo, um lugar de destruição do ambiente florestal e de criação de riqueza econômica. A partir de dados de campo sobre o funcionamento do mundo do garimpo e muitas entrevistas com garimpeiros, o palestrante irá refletir sobre a atitude desses indivíduos a respeito desses dois pontos (ou pólos), apontando para a não linearidade da relação ao tempo, ao conhecimento ambíguo da floresta e à especificidade do modelo de criação de riqueza/renda.
quarta-feira, 24 de Setembro de 2025 - 18:00
24-09-25 até 26-09-25
NECAAB - USP: Av. Lucio Martins Rodrigues, Travessa das Nações, Butantã, SP

Entre os dias 24 e 26 de setembro de 2025, o Núcleo de Artes Afro-Brasileiras da Universidade de São Paulo (NECAAB) realizará os Encontros de Artes Afro-Brasileiras, com apoio do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da Universidade de São Paulo (LISA-USP), Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS-USP), grupo “Pesquisas em Antropologia Musical” (PAM-USP) e Núcleo de Antropologia, Performance e Drama (NAPEDRA-USP).

A edição deste ano tem como tema “SEM CHÃO NÃO TEM ANGOLA” e as atividades incluem expressões artísticas, saberes tradicionais, práticas decoloniais e tecnologias ancestrais cultivadas ao longo de quase três décadas na USP. Será uma oportunidade para aprender com mestres e mestras guardiões desses saberes e para debater a centralidade do território na preservação da memória, na transmissão de saberes e no fortalecimento das lutas negras. A programação será gratuita e aberta ao público. Confira:

terça-feira, 23 de Setembro de 2025 - 14:00
23-09-25 até 24-09-25
Auditório do LISA

Convidamos você para uma conversa sonora sobre o filme “Floresta de Fitas” dirigido por Priscilla Ermel, que estará presente nas sessões AntropoCena, com mediação de Rose Satiko Gitirana Hikiji.

As exibições irão acontecer no auditório do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da Universidade de São Paulo (LISA-USP), nos dias:

23 de setembro de 2025: sessões às 14h e às 16h
24 de setembro de 2025: sessão às 19h

Em "Floresta de Fitas", a compositora e multi-instrumentista paulistana Priscilla Ermel revisita sua trajetória artística junto com a poeta Cora Coralina e a antropóloga Carmen Junqueira revelando ressonâncias entre as criações musicais nos estúdios analógicos nos anos 1980 e o universo onírico do povo indígena Cinta-Larga com quem a artista conviveu nesse período. O roteiro é alinhavado pelas histórias destes personagens que participam do seu primeiro álbum "Saber Sobre Viver", produzido pelo lendário engenheiro de som Hugo Gama.

quinta-feira, 18 de Setembro de 2025 - 20:00
SESC Pinheiros

No dia 18 de setembro de 2015, às 20h, o SESC Pinheiros exibirá o filme "Montando a Baiana" como parte da programação do evento "Encontro de Baianas Ricas".

O cine-debate contará com a presença dos diretores do filme Aurélio Prates e Kelwin Marques, pesquisador do Grupo de Antropologia Visual (GRAVI-USP). O encontro propõe uma discussão sobre a presença das Baianas Ricas nos cortejos reais das Nações de Maracatu, especialmente a partir de meados dos século XX, quando figuras como travestis, gays e outros corpos que desafiavam as normas de feminilidade passaram a ocupar essa posição central.

Apoiado pelo Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP), o filme busca apresentar a relação dessas Baianas Ricas do maracatu com suas ancestralidades. A relação com a ancestralidade pode se dar tanto a partir da memória das baianas mais velhas, quanto a partir do contato com femininos mais que humanos como as Yabás, as Mestras de Jurema, Pombagiras, etc.
Mais informações sobre o evento, acesse o site: https://www.sescsp.org.br/programacao/montando-a-baiana/

quinta-feira, 11 de Setembro de 2025 - 09:30
11-09-25 até 12-09-25
Cinemateca Brasileira

Entre os dias 11 e 12 de setembro de 2025, a Cinemateca Brasileira promoverá o seminário “Olhares cruzados França-Brasil sobre os desafios da preservação e do acesso ao patrimônio audiovisual: foco na memória audiovisual dos Povos Indígenas”, com o apoio do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da USP (LISA-USP).

O evento é gratuito e contará com tradução simultânea francês-português, interpretação em Libras e transmissão ao vivo pelo canal da Cinemateca no YouTube

Com foco na memória indígena, o seminário tem como objetivo debater sobre a representação e a preservação da cultura indígena no audiovisual, promovendo sua visibilidade e valorização.

Confira a programação completa no link.

quarta-feira, 17 de Setembro de 2025 - 19:30
17-09-25 até 18-09-25
Auditório do LISA

A Universidade de São Paulo (USP) receberá a Semana Franco-Uspiana de Cooperação em Ciências, Artes e Humanidades, entre os dias 15 e 26 de setembro de 2025.

O evento celebra as colaborações científicas entre as universidades francesas e a USP e, neste ano, ganha um destaque especial ao comemorar os 200 anos de relações bilaterais entre a França e o Brasil.

A programação, que é fruto de uma parceria entre diferentes setores da Universidade, o Consulado Geral da França em São Paulo, o Laboratório Mundos em Transição (IRL-CNRS-USP) e o IdA-pôle Brésil, incorpora atividades relacionadas à Saison Croisée Brésil-France 2025, uma agenda lançada pelos presidentes Emmanuel Macron e Luiz Inácio Lula da Silva, com vistas a fortalecer os laços entre os dois países.

Um dos destaques do evento é o colóquio internacional "Mundos em transição: novas abordagens do trabalho de campo", que incluirá exibições de produções audiovisuais do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP) seguidas de debates com pesquisadores e diretores dos filmes.

17 de setembro de 2025

terça-feira, 02 de Setembro de 2025 - 15:00
Auditório do LISA

Convidamos você para um encontro com o Prof. Dr. Marco Antônio Gonçalves, no dia 02 de setembro de 2025, às 15 horas, no auditório do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP).

O evento “Olhares, imaginários e(m) Chamas: tramando antropologias em tempos de crises” propõe refletir sobre os desafios contemporâneos da antropologia e sobre como a imagem, o cinema e outras práticas visuais/expressivas podem inspirar novas linguagens, mundos e metodologias diante das urgências climáticas, sociais e políticas atuais.

segunda-feira, 15 de Setembro de 2025 - 16:00
Auditório do LISA
No dia 15 de setembro de 2025, às 16 horas, a edição do Métis Convida contará com a presença de Alex Flynn, professor da Universidade da Califórnia (UCLA), que apresentará a pesquisa "Caminhos para utopia: Temporalidades de transformação no Movimento dos Sem Terra".  
 
Fundado em 1984, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tornou-se uma referência internacional para a luta pela reforma agrária. Durante quarenta anos, o MST representa um farol de esperança e, enquanto outros movimentos progressistas se dissiparam, ele persiste revigorado: 450 mil famílias assentadas; mais de meio milhão de pessoas com acesso à segurança da terra e da moradia. Ainda assim, membros do movimento falam da reforma agrária e do próprio MST como um desejo e uma contradição.
sexta-feira, 29 de Agosto de 2025 - 14:00
Auditório do LISA

Como podemos aprender com os animais a recuperar dos incêndios florestais com características catastróficas? Nesta apresentação, Verónica Policarpo discutirá esta questão a partir do projeto ABIDE, que estuda a recuperação pós-fogo em três países: Brasil, Portugal e Austrália. A pesquisadora partilhará alguns aspetos da sua experiência de campo na região da Serra da Estrela, apontando caminhos possíveis para (re)imaginar o modo como os animais podem nos inspirar a construir comunidades multiespécies cuja diversidade ecológica contribuiria para uma maior regeneração e resiliência pós-fogo.

Verónica Policarpo é antropóloga, pesquisadora sênior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) e coordenadora do Human-Animal Studies Hub. Atualmente, lidera o projeto interdisciplinar “ERC ABIDE (ID 101043231): Animal ABidings: recoverIng from DisastErs in more-than-human communities”, que investiga como comunidades multispecíficas, incluindo animais não-humanos, se recuperam de desastres como incêndios florestais, propondo uma abordagem interdisciplinar e uma governança mais-que-humana para enfrentar crises climáticas.

O projeto ERC ABIDE - Animal ABidings: recoverIng from DisastErs in more-than-human communities, coordenado por Verónica Policarpo, é financiado pela União Europeia, Conselho Europeu de Investigação

sexta-feira, 15 de Agosto de 2025 - 16:30
Auditório do LISA

Nesta edição do Métis Convida, receberá o professor Magnus Course (University of Edinburgh) para a apresentação, intitulada “Three ways to fail: Journeys to Mapuche Chile”.

Confira o resumo da apresentação: