AntropoCena debaterá o filme "Alma e Sangue no Atlântico Negro"


Por Vanessa Munhoz • Comunicação do LISA
Publicação: 07/05/2025


Início
terça-feira, 13 Maio 2025, 19:00
Local
Auditório do LISA

 

O Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP) e o Grupo de Antropologia Visual (GRAVI-USP) convidam para a sessão AntropoCena do filme "Alma e Sangue no Atlântico Negro - O pensamento de Luiz Felipe de Alencastro", dirigido por Celso Prudente, docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), com assistência de direção de Ana Vitória Prudente, que estará presente para debater a obra. 

Ana Vitória é doutoranda em Educação pela USP, mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e licenciada em Artes pela Universidade de Évora, em Portugal. Atua nos programas educacionais da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e do Festival de Campos do Jordão. É assistente de curadoria e produção da Mostra Internacional de Cinema Negro (MICINE) e assistente de produção do Programa Quilombo Academia da Rádio USP 93,7 FM.

Com duração de 37 minutos, "Alma e Sangue no Atlântico Negro - O pensamento de Luiz Felipe de Alencastro" foi lançado em 2024 e tem a produção do Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho. Numa roda de conversas com personalidades pretas, o documentário parte do conceito do cientista político para discutir as potências e os desafios da população negra no Brasil.

AntropoCena é uma iniciativa do LISA e tem como objetivo trazer para o público a produção audiovisual realizada por pesquisadores da USP, por meio de exibições e debates.