Entre mundos: Programa 3

Entre mundos: filmes etnográficos, colaborativos e cinemas indígenas em diálogo

Programa 3: Filmes Etnográficos - Pesquisa e Formação
Apapaatai
Aristóteles Barcelos Neto

Apapaatai apresenta uma visão xamânica do mundo dos espíritos dos índios Wauja do Alto Xingu. Como raptores de almas humanas, os apapaatai são os principais causadores de doenças. Porém, quando festejados em rituais de máscaras, flautas e clarinetes, os apapaatai podem curar e proteger. Eles são a "vacina" dos Wauja, a força dos seus corpos.

English version

O Arco e a Lira
Priscilla Ermel

Neste documentário, acompanhamos Ambagá Gavião na expressão de seus sentimentos amorosos tocados pelos arquinhos iridinam. Numa viagem etno-poética pelo universo feminino tupi-mondé, mergulhamos na teia sonora, estética e performática que permeia o cotidiano das mulheres indígenas da aldeia Ikolem (RO, Brasil).

English subtitles
Subtítulos en español
Sous-titre en français

Caminho de Mutum
Edson Matarezio

O índio ticuna Ondino Casimiro é uma pessoa muito singular em seu povo. Um dos grandes conhecedores da chamada Festa da Moça Nova, o ritual de iniciação feminina. Sua fama como cantor o levou longe, realizando apresentações em Manaus, São Paulo e mesmo uma turnê pela Itália. Conhece como ninguém as artes do trançado da cestaria e da rede. É o responsável por oficiar a missa católica aos domingos na pequena capela da comunidade. Professor dedicado das crianças da comunidade, todas as manhãs é possível ouvi-lo alfabetizando nas duas línguas, ticuna e português. Não há como negar que Ondino é um erudito em sua cultura e um hábil tradutor do mundo dos brancos para os ticuna e vice-versa.

Diseños de Identidad. Universo del Kené
Rodolfo Arrascue Navas

O filme trata das novas formas de produção e circulação do kené na cidade de Lima. O muralismo como espaço kené na selva de concreto. É uma viagem pela história do kené, a sua produção tradicional, as suas diferentes manifestações culturais e os novos suportes para a sua produção e circulação.

Do São Francisco ao Pinheiros
Paula Morgado e João Cláudio de Sena

Os índios Pankararu, originários da aldeia Brejo dos Padres, próxima ao Rio São Francisco (PE), começaram a migrar para São Paulo a partir de 1950, fugidos da seca, da fome e dos conflitos com posseiros de terra. Cerca de 500 deles se fixaram na favela do Real Parque, próxima ao Rio Pinheiros, em busca de uma nova forma de vida. O documentário é um caleidoscópio da visão Pankararu acerca desta viagem que não tem fim.

Nova Iorque - mais uma cidade
André Lopes e Joana Brandão

Jovem liderança e realizadora audiovisual, Patrícia Ferreira vem sendo reconhecida pelos documentários que realiza com o seu povo, os Guarani Mbya. Ao ser chamada para debater seus trabalhos em um dos maiores festivais de cinema etnográficos do mundo, o Margaret Mead Film Festival, realizado no Museu Americano de História Natural, em Nova Iorque, Patrícia se depara com uma série de exposições, debates e atitudes que a fazem refletir sobre o mundo dos “juruá”, contrastando-o com os modos de existência guarani.

Tudo tem kusiwa
André Lopes e Dominique Tilkin Gallois

Os Wajãpi do Amapá têm seus padrões gráficos Kusiwa reconhecidos pelo Iphan como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Em 2015, os jovens pesquisadores wajãpi decidiram mostrar em vídeo um pouco das características dessas marcas e seus donos, os cuidados e efeitos de sua utilização, e suas preocupações com a prática dessas pinturas nas novas gerações.

Memorial Indígena Sateré-Mawé
Diana Paola Gómez Mateus

Capitão França, importante liderança Sateré-Mawé, considerava a educação uma ferramenta política. Hoje, muitos dos seus filhos e netos que estudaram ou já se formaram em instituições de ensino, como a Universidade Estadual do Amazonas, vivem na cidade de Parintins. Eles e outros Sateré-Mawé nos contam sobre a vivência na cidade e na Terra Indígena, suas experiências pessoais e histórias de vida.
Essas narrativas tratam de sua etnia, de suas comunidades, suas famílias, do artesanato e do auxílio a Saterés em trânsito. Falam também sobre sua língua e seus rituais, sua religião e os significados de ser Sateré, legando às próximas gerações aspectos de sua cultura e tradição.

English subtitles
Subtítulos em espanhol

Segredos da Mata
Dominique Gallois e Vincent Carelli

Quatro fábulas sobre monstros canibais narradas e interpretadas pelos índios Waiãpi: Kanhã Makui (O segredo do invisível), Akukusiã (O dono da caça), Anhã Tapirãe (A flecha mágica canibal) e Anerao (o morcego canibal).

O Terremoto e o Senhor
Aristóteles Barcelos Neto

Em um vale dos Andes peruanos, suscetível a grandes catástrofes naturais, os sobreviventes de um terremoto e seus descendentes realizam um longo e colorido ritual em devoção aos deuses protetores da região.

Versión en español
English version

¿Amigo, una foto?
Rodrigo León Góngora

A atividade de posar para fotos turísticas na cidade de Cusco, no Peru, é realizada por mulheres indígenas de todas as idades há mais de 30 anos. O documentário mostra as tensões surgidas entre os atores sociais que participam e intervêm diretamente na atividade, através do olhar da cineasta que explora o campo com a câmera e constrói, por sua vez, uma relação entre os personagens centrais, Erika e seu marido Carlos.

Nhande Ywy, Nosso Território
Ana Lucia Ferraz e Mboruvixa Elpídio Pires

Nosso Território acompanha a vida e a luta do cacique Elpídio Pires, da aldeia Retomada Potrero Guassu, no Mato Grosso do Sul, fronteira com o Paraguai. Ele nos apresenta sua vida e cultura, e seu ponto de vista sobre a questão da terra.

Piragui - A dona dos peixes
Luiza Calagian

O filme, realizado em parceria com um grupo de jovens mulheres da aldeia Tenonde Porã, em São Paulo, mistura ficção e documentário numa narrativa em torno da figura da Piragui, dona dos peixes na tradição Guarani Mbya. Foi realizado em parceria com o LISA (Laboratório de Imagem e Som em Antropologia) da Universidade de São Paulo, orientado pela Profa. Dra. Rose Satiko e com apoio da CNPQ. 

Iburi: Trompete dos Ticunas
Edson Tosta Matarezio Filho

Este documentário registra o processo de construção e execução do trompete Iburi, dos índios Ticuna, instrumento que é tocado durante a Festa da Moça Nova, ritual de iniciação feminina dos Ticuna. A moça que menstruou pela primeira vez ficará reclusa até que seja aprontada sua Festa, ao final da qual ela sairá da reclusão. Atrás do local de reclusão ficarão os instrumentos que aconselharão a moça. Tais instrumentos não podem ser vistos por mulheres, crianças e principalmente pela moça que está sendo iniciada. Paralelamente à construção do Iburi, o filme mostra a história de To’oena, a “primeira moça nova” que, no tempo do mito, quebrou este tabu e pagou com a própria vida.

Napëpë
Nadja Marin

Documentário que conta a história da expedição de James Neel e Napoleon Chagnon ao território Yanomami em 1968. Traz também o apelo dos índios pela devolução das amostras de sangue retiradas durante a expedição e que hoje são utilizadas pelo Projeto Genoma Humano.

Palo Borracho. Mujeres Guaraníes Luchadoras/Samoü. Kuaa kuñareta ñeraroregua
Florencia Boasso

A história dos povos indígenas na Argentina é de exclusão, estigmatização e negação de seus direitos desde os tempos coloniais, mantida mais tarde pela constituição do Estado Nacional. Atualmente, as reivindicações desses povos são fundamentalmente pelo direito ao território e à identidade. É neste contexto que se dá a história de três lideranças guaranis da província de Salta: Matilde Tucu, Mónica Romero e Gregoria López, que com sua coerência, perseverança e lucidez inspiraram o presente documentário. Este acompanha de forma íntima as protagonistas em seu cotidiano, dando destaque ao olhar feminino e à constituição de lideranças femininas.

Ritual da Vida
Edgar Teodoro da Cunha

Documentário que nos aproxima da experiência do ciclo funeral dos Bororo do Mato Grosso. Este complexo ritual, articulador desta sociedade, nos defronta com as concepções bororo sobre a vida e a morte e ainda ao contexto atual de contato. Por meio de uma linguagem que privilegia o sensível busca criar sentidos para as permanências e transformações do mundo bororo atual.