VILA BOA DE GOYAS

ROSE SATIKO - RESERVA TECNICA FAPESP
COMPRA
DF
Filme realizado com a participação de alunos do curso de Jornalismo Cinematográfico II e III para o Instituto Nacional de Cinema. A fotografia é de Heinz Foerthman. A data de produção que consta na ficha técnica da fita VHS comprada é 1975.
Dados Complementares
Vila Boa de Goiaz ganha este nome em virtude da presença dos índios Goiazes em sua região. Foi capital do Estado de Goiás até 1937, tombada como patrimônio artístico e cultural e depois recebeu nome de Goiás Velho. Cora Coralina, escritora e historiadora da cidade pontua a narrativa em alguns momentos do filme, relatando a história desta região, cuja economia foi baseada na exploração do ouro, desde a chegada dos bandeirantes até os dias de hoje. Remanescentes dos Goiazes festejam atualmente a dança dos Tapuyas que representa os conflitos dos povos indígenas com os bandeirantes.