A Musicológica Kamayurá - Entrevista com Rafael José de Menezes Bastos

Tatyana de Alencar Jacques
Ano de publicação

Na entrevista A Musicológica Kamayurá, o Professor Rafael José de Menezes Bastos nos fala de seus anos de formação e de suas primeiras experiências profissionais. Comenta sobre seus principais gurus intelectuais e sobre o contexto político que marca sua atividade profissional na FUNAI na década de 1960 e também os anos de seu Mestrado na Universidade de Brasília. Também são assunto dessa entrevista algumas das principais questões teórico-metodológicas que marcam o livro A Musicológica Kamayurá (1978), tais como a questão da metalinguagem musical e da importância do ritual na constituição dos sistemas musicais, temas que serão retomados em trabalhos posteriores do autor.

Essa entrevista faz parte do Volume 1, n.1 da GIS – Gesto, Imagem e Som. Revista de Antropologia da Universidade de São Paulo, publicada em junho de 2016: www.revistas.usp.br/gis

Roteiro, edição e realização da entrevista Tatyana de Alencar Jacques
Música: Índios Kamayurá
Fotografias e gravações: Rafael José de Menezes Bastos
Produção: Tatyana de Alencar Jacques e Ari Ghiggi Junior
Realizada em Florianópolis, 18 de maio de 2015.