Tecendo nossos caminhos

Direção
Marta Tipuici, Cledson Kanunxi e Jackson Xinunxi
Ano de publicação
2019
Duração
5 min
Sinopse

Apenas seis anciões da população Manoki na Amazônia brasileira ainda falam o idioma indígena, um risco iminente de perderem essa importante dimensão de seus modos de existência. Decididos a retomarem seu idioma com os mais velhos, os mais jovens decidem narrar em imagens e palavras seus desafios e desejos. A partir da analogia com a fragilidade do algodão que vira fio forte para suportar o peso na rede, Marta Tipuici fala da resistência de seu povo, sua relação com a avó e a esperança de voltarem a falar sua língua nas novas gerações.

Imagens e sons
Cledson Kanunxi, Jackson Xinunxi e Edylza Kamuntsi

Traduções e Legendas
André Lopes Domitila Nanci

Produção e Facilitação das oficinas de vídeo
André Lopes

Finalização
Ricardo Dionisio

Apoio
Laboratório de Imagem e Som em Antropologia – Universidade de São Paulo

Realização
Coletivo Ijã Mytyli de Cinema Manoki e Myky

Suporte de Captação
HDV 1080i NTSC

Todos os três diretores são jovens lideranças da aldeia Cravari, do povo indígena Manoki, e este é seu trabalho de estreia.

Vencedor do prêmio Eduardo Coutinho de melhor documentário nacional (Festival de Cinema de Alvorada – RS), selecionado para o 3o Lumbee Film Festival (Carolina do Norte/EUA, 2020), selecionado para 14a Mostra Cine+Vídeo Indígena (Chile, 2020), selecionado para Asinabka Film and Media Arts Festival (Otawa/Canadá, 2020), selecionado para o Inffinitto Film Festival (EUA, 2020), Seleção Oficial do New Filmakers Los Angeles (EUA, 2021) e menção honrosa no German International Ethnographic Film Festival 2022 (Göttingen, Alemanha, 2022).