Habitar os Olhos

Ano de publicação
19min

Habitar os olhos, caminhar ao longo de imagens e seguir linhas desenhadas com uma câmera fotográfica são algumas das experiências propostas neste filme. Ele se baseia no relato e nas composições feitas pela fotógrafa Evelyn Torrecilla, a partir de suas vivências na terapia Arte Org, responsáveis por uma transformação em suas formas de ver e fotografar. O filme convida o espectador a mover seus sentidos ao longo de fotos tiradas por Evelyn. A trilha sonora, composta pela musicista e terapeuta arteorguiana Javiera Abufhele, também reverbera aprendizagens dessa terapia. O resultado é uma experiência sinestésica que sugere um embaralhamento entre cinema, fotografia, desenho e música.
A produção é fruto da pesquisa de Pós-Doutorado intitulada “Modos de perceber e formas de cuidar de si: uma etnografia audiovisual da terapia Arte Org”, realizada por Luis Felipe Kojima Hirano no PPGAS-USP e no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia, sob a supervisão de Sylvia Caiuby Novaes, entre 2019 e 2020. A pesquisa buscou sistematizar oito anos de trabalho de campo na terapia Arte Org, criado por Jovino Camargo Jr., que segue os princípios da psicologia corporal e perceptiva de Wilhelm Reich. A partir de uma série de exercícios que trabalham o corpo e a percepção, a Arte Org busca lidar com o funcionamento humano contemporâneo, potencializando modos de ver e sentir o mundo. Nessa pesquisa, cartografei os atravessamentos da experiência corporal e perceptiva na produção artística de fotógrafos, músicos, bailarinas/os, atores e atrizes arteorguianos. O curta-metragem “Habitar os olhos” é o primeiro episódio de uma série em elaboração, que visa explorar imageticamente os movimentos desses artistas. A pandemia de Covid-19 impôs desafios para a concepção inicial do filme. A impossibilidade de continuar as filmagens abriu espaço para um intenso trabalho de montagem com as fotografias de Evelyn Torrecilla. Se não era possível filmar as andanças da fotógrafa por diferentes paisagens por conta da quarentena, ao menos era possível caminhar ao longo de suas fotografias, buscando, assim, sair um pouco do enclausuramento imposto pela pandemia. O resultado é um misto de documentário e fotofilme – um convite a ouvir a experiência de Evelyn na Arte Org e a caminhar com os olhos por suas fotografias.

Direção e pesquisa:

Câmera
Luis Felipe Kojima Hirano

Todas as fotografias são de autoria de
Evelyn Torrecilla©

Edição e cor: Leonardo Fuzer

Som direto: Luis Felipe Kojima Hirano

Mixagem e masterização: Paulo Assis

Protagonista: Evelyn Torrecilla

Músicas (na ordem de entrada):

Coventana

Despido de um arbol

Contradicha

Amor
Letra de João Apolinário
Composição de João Ricardo
Interpretação de Secos e Molhados.

Amor (João Apolinário/ João Ricardo) – 100% - Universal-MCA Do Brasil Ltda. – Universal Music Publishing MGB Brasil Ltd.
Amor (Interpretação de Secos e Molhados) Licenciamento do fonograma foi gentilmente cedido pela Warner Music Brasil Ltda., uma empresa Warner Music Group".

Lucarita

Tradução (Inglês):
Tatiana Lotierzo e Luis Felipe Kojima Hirano

Tradução (Espanhol)
Tatiana Lotierzo

Legendagem:
Ohanna Jade do Amaral

Produção: Laboratório de Imagem e Som em Antropologia Visual da USP Apoio Institucional: Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Goiás e Instituto Wilhelm Reich do Brasil.