Comemoramos com alegria os 50 anos de Sylvia Caiuby Novaes como docente na Universidade de São Paulo. Professora titular do Departamento de Antropologia, a mais longeva da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Sylvia é a fundadora do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP).
Em cerimônia no LISA, no dia 24 de maio de 2024, Sylvia recebeu com surpresa sua família, colegas de sua turma na Maria Antônia, onde ingressou em 1968, algumas amigas dos bancos escolares do Colégio Dante Alighieri, muitos de seus orientandos (atuais e egressos, hoje professores em diversas universidades paulistas e de outros estados), além de professores e funcionários da USP. A sessão foi aberta com a presença da Dorothy Boom (Regina Muller), que celebrou a professora Sylvia com a alegria merecida.
Publicamos no Jornal da USP um texto [https://jornal.usp.br/artigos/sylvia-caiuby-novaes-50-anos-de-usp/] em que destacamos alguns momentos dessa vida de dedicação à universidade, em todos os seus aspectos: docência, pesquisa, extensão, administração. Ouvir suas amigas, filhas, colegas e orientandos de longa data nesta celebração nos mostrou também que os laços tecidos por Sylvia envolvem uma multidão, e as trilhas por ela abertas expandem os horizontes dessa senhora de 90 anos, a USP.
Fotos: Rafael Hupsel