Palestra: Ruínas do Fotográfico - Migrações dos arquivos de família e seus ecossistemas de pertencimento


Arte/Publicação Carlos Eduardo Conceição • Bolsista de Divulgação Científica
Por Vanessa Munhoz • Comunicação do LISA
Publicação: 08/04/2025


Início
terça-feira, 29 Abril 2025, 14:00
Local
Auditório do LISA

O Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP) receberá no dia 29/04/2025, às 14h30, a palestra "Ruínas do fotográfico: migrações dos arquivos de família e seus ecossistemas de pertencimento" proferida pela pesquisadora Dra. Fabiana Bruno, pós-doutoranda do Departamento de Antropologia da USP supervisionada pela Profa. Dra. Sylvia Caiuby Novaes.

A palestra abordará o contexto e as políticas de “acervos emergentes” formados com fotos abandonadas ou descartadas, em particular, fotografias vernaculares de família desvinculadas de  álbuns pessoais. O ponto de partida será a apresentação de um panorama de histórias de três “acervos emergentes” pesquisados: Arab Image Foundation (AIF), Líbano; Found Photo Foundation, Inglaterra; e ACHO – Arquivo Coleção de Histórias Ordinárias, Brasil.


Nesses acervos emergentes, as fotografias vernaculares recolhidas e abrigadas – de pertencimentos diversos – adquirem outras vias de sobrevivências, ao serem destinadas a uma  segunda-vida” em re-ajuntamentos, no âmbito de iniciativas “anarquivísticas” (Seligmann-Silva, 2023) em diferentes lugares do mundo. De que maneira o modo de vida dessas fotografias,  quando aglomeradas em outros ambientes de arquivo, desprovidas de pertencimentos familiares, apontam para outras epistemologias das imagens e dos arquivos em antropologia?


As “ruínas” (Tsing, 2019; 2022) dos álbuns de família, a destituição de seus ecossistemas de pertencimentos e a “sobrevivência” e a “montagem e remontagem” dessas imagens (Warburg,  2010; e Didi-Huberman, 2013) são alguns tópicos discutidos na palestra.