Arte/Divulgação: Carlos Eduardo Conceição • Bolsista de Divulgação Científica
Revisão: Vanessa Munhoz • Comunicação do LISA
Publicação: 09/04/2025
O Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da Universidade de São Paulo (LISA-USP) reconhece a importância das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Extensão e Cultura em Artes Afro-Brasileiras da USP (NECAAB - Resolução DOE 31/10/2007), que promove ações de pesquisa, ensino, cultura e extensão há 28 anos na USP e enriquece a formação universitária por meio do patrimônio cultural afro-brasileiro. Suas atividades apresentam uma proposta curricular inovadora para a universidade, que deve ser valorizada e potencializada por meio do diálogo com os integrantes do NECAAB e com a comunidade universitária como um todo. Para tanto, a continuidade de suas atividades e de seu espaço é fundamental.
Diante da imposição de uma reforma do barracão sede do Núcleo de Artes Afro-Brasileiras, localizado no Bloco 28, por parte da Escola Politécnica da USP, para ocupação parcial do barracão por esta instituição, o LISA-USP manifesta apoio para que o Núcleo de Artes Afro-Brasileiras tenha o espaço atual de sua sede integralmente mantido para seu uso e que suas atividades sejam preservadas.
Requeremos da Escola Politécnica a conciliação de suas necessidades institucionais com a manutenção deste importante espaço de promoção de conhecimento, cultura e educação afro-brasileira, o que também significa a defesa do direito à história e memória negra na USP.
Registros fotográficos da visita de Silvana de Souza Nascimento, vice-diretora da FFLCH, e Rose Satiko, coordenadora do LISA e do NECAAB, à sede do núcleo no dia 01/04/2025.