Autoria: Maykon Cruz Almeida • Bolsista de Jornalismo Científico do LISA
Revisão: Sylvia Caiuby Novaes • Docente e Fundadora do LISA
Arte/Divulgação: Carlos Eduardo Conceição • Bolsista de Divulgação Cientifica do LISA
Publicação: 16/04/2025
O Laboratório de Imagem e Som em Antropologia - LISA - promoveu entre os dias 04 e 07 de fevereiro de 2025, a oficina “Fotografar e Ver”. Ministrada por pesquisadores do Grupo de Antropologia Visual da Universidade de São Paulo (GRAVI-USP): Kelwin Marques, mestrando em Antropologia Social pela USP; Laila Kontic, mestra em Antropologia Social pela USP; Kelly Koide, pós-doutoranda pelo Departamento de Antropologia da USP.
Os encontros, realizados presencialmente, buscaram apresentar conceitos técnicos acerca de uma câmera fotográfica e sua operação manual, exercícios práticos, discussões acerca da fotografia e a antropologia visual, além de uma visita à exposição “Trajetórias Cruzadas: Claudia Andujar, Lux Vidal e Maureen Bisilliat”, sediada no Centro MariaAntonia da Universidade de São Paulo. A oficina fez parte do conjunto de atividades da exposição “Trajetórias Cruzadas”, promovida a partir de recursos do Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAc) e resultado de pesquisas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPESP).
As aulas
Ao longo dos quatro dias, os alunos foram apresentados aos conceitos básicos acerca de uma câmera fotográfica, sua operação manual e desafiados a produzir e reproduzir certas imagens e efeitos com as câmeras disponibilizadas pelo laboratório. No primeiro encontro, os alunos aprenderam sobre os elementos essenciais para a operacionalização da câmera manualmente, como ISO, velocidade do obturador e abertura do diafragma. Após serem apresentados às noções básicas de composição, cor e luz, o segundo encontro apresentou os trabalhos de renomados fotógrafos como, Elza Lima, Afonso Pimenta, Duane Michals, Samuel Macedo, Walter Fimo, João Mendes, Maureen Bisilliat, Claudia Andujar, entre outros.
No terceiro dia de oficina, acompanhados dos ministrantes, os alunos visitaram a exposição “Trajetórias Cruzadas”, localizada no Centro MariAntonia da USP, com curadoria da Professora Sylvia Caiuby Novaes e de Fabiana Bruno. A mostra reuniu fotografias das antropólogas e fotógrafas europeias Cláudia Andujar, Lux Vidal e Maureen Bisilliat e revelam faces do Brasil do século XX.
Por fim, o último encontro propôs a reprodução, em grupo, de uma fotografia que interessasse aos estudantes, utilizando as técnicas aprendidas, recursos e materiais disponibilizados pelo LISA. Os alunos colocaram em prática os conhecimentos adquiridos nos dois primeiros encontros.
Samuel Lima, aluno do curso de Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e um dos participantes da oficina, destaca que sempre teve interesse na fotografia, mas nunca teve a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos. Segundo ele, “o diferencial desse curso foi justamente a parte prática que tivemos: aprender como mexer nas câmeras e como analisar fotografias de outras pessoas como inspirações para nossas criações. Além da parte prática, ter ido ao Centro MariAntônia ver a exposição ‘Trajetórias Cruzadas’, como um aluno de Ciências Sociais, foi importante”.
Para saber mais sobre as atividades realizadas no laboratório, acesse: https://lisa.fflch.usp.br/aconteceunolisa e nos acompanhe pelo instagram.