Autoria: Vanessa Munhoz • Comunicação do LISA | Rose Satiko • Coordenadora do LISA
Arte/Divulgação: Carlos Eduardo Conceição • Bolsista em Divulgação Científica do LISA
Publicação: 18/06/2025
"São Palco - Cidade Afropolitana" foi recentemente premiado como melhor longa metragem (voto do público) na 14ª Mostra Ecofalante de Cinema, o principal evento de produções audiovisuais socioambientais da América do Sul. A premiação, destacada pelo Jornal da USP, reconhece a relevância do longa-metragem, que retrata como artistas africanos que chegaram a São Paulo na última década enfrentam os desafios de viver em um novo país e o que expressam em suas obras.
Rose Satiko Hikiji, co-diretora do filme e coordenadora do LISA, ressalta que o prêmio demonstra que a produção audiovisual universitária é capaz de ultrapassar os muros da Universidade e atingir um público amplo, que reconhece no filme um mérito.
A diáspora criativa africana em São Paulo também foi foco do podcast "Intérpretes do Brasil Contemporâneo" gravado em 14 de maio de 2025. O episódio "Arte Afropolitana: leituras antropológicas" coloca em diálogo a antropóloga Rose Satiko, o artista e protagonista de São Palco - Cidade Afropolitana, Shambuyi Wetu e Ricardo Dionisio, especialista em audiovisual do LISA e editor do filme. A entrevista é conduzida por Júlio César Suzuki, professor do Departamento de Geografia da USP e por Paola Ferreira Rosa, jornalista da Folha de S. Paulo. O programa é resultado de uma parceria entre a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) e a Folha de S. Paulo. Nele, professores da Faculdade são convidados a oferecer análises aprofundadas sobre uma variedade de temas.
Acesse a matéria completa no Jornal da USP: https://jornal.usp.br/diversidade/filme-ultrapassa-os-muros-da-universidade-e-recebe-premio-na-mostra-ecofalante-de-cinema/
Assista o episódio completo do podcast no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=YBQa8-6cKzo