Reportagem da Fundação Wenner-Gren apresenta a obra “Até Onde a Vista Alcança”

ate onde a vista alcança


Autoria: Alice Villela • Pesquisadora do Departamento de Antropologia da USP
Arte/Divulgação: Carlos Eduardo Conceição • Bolsista de Divulgação Cientifica do LISA
Publicação: 22/07/2025


"Até Onde a Vista Alcança” é um longa-metragem (77min) que conta a história da luta do povo Kariri-Xocó, do Estado de Alagoas, pelas suas terras. No filme, três gerações de indígenas Kariri-Xocó se unem em uma expedição de reconhecimento do território memorial desse povo, expropriado ao longo de séculos de colonização. Sua língua, seus conhecimentos e até mesmo seus rituais foram ocultados como estratégia de sobrevivência. Agora, munidos de câmeras, drones, cachimbos, cocares e maracas, eles percorrem os marcos geográficos de seu território em um road movie que é a preparação para novas retomadas. O filme foi co-dirigido por Hidalgo Romero e produzido pelo Laboratório Cisco, produtora de documentários de Campinas, São Paulo.
 
O trabalho é fruto da pesquisa que Alice Villela realizou em seu pós-doutorado no Departamento de Antropologia da USP sobre a relação entre a luta pela terra e o musicar (Cf. Small, 1998) Kariri-Xocó, sob supervisão de Rose Satiko Gitirana Hikiji, coordenadora do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da Universidade de São Paulo (LISA-USP). A pesquisa foi desenvolvida junto ao Projeto Temático Fapesp (Processo: 16/05318-7): “O Musicar Local: novas trilhas para a etnomusicologia”, coordenado por Suzel Reily, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
 
A pós-produção do filme foi realizada quando Alice fez o pós-doutorado Fejos em Cinema Etnográfico, em 2023, com apoio da Fundação Wenner-Gren.
 
Acesse a reportagem sobre o filme “Até Onde a Vista Alcança” publicada recentemente na página da Fundação Wenner-Gren: https://wennergren.org/article/fejos-postdoctoral-fellow-alice-villela/