"Até Onde a Vista Alcança" terá estreia mundial e disputará o Kikito no prestigiado 53º Festival de Cinema de Gramado

gramado


Autoria/Arte: Vanessa Munhoz • Comunicação do LISA
Revisão: Alice Villela • Pesquisadora do PAM
Divulgação: Carlos Eduardo Conceição • Bolsista de Divulgação Cientifica do LISA
Publicação: 24/07/2025


O longa-metragem "Até Onde a Vista Alcança" terá sua estreia mundial no 53º Festival de Cinema de Gramado e concorrerá ao Kikito, símbolo máximo do evento. O Festival, que é referência na consolidação do cinema brasileiro, vai acontecer de 13 a 23 de agosto de 2025, no município de Gramado, na Serra Gaúcha.

A notícia ganhou destaque no site da Prefeitura de Campinas, que também publicou uma matéria sobre a realização do documentário. Produzido pelo Laboratório Cisco, uma produtora de documentários de Campinas, em São Paulo, o filme, co-dirigido com Hidalgo Romero, é um produto derivado da pesquisa de pós-doutorado de Alice Villela no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP), no âmbito do Projeto Temático Fapesp (Processo: 16/05318-7): “O Musicar Local: novas trilhas para a etnomusicologia”, coordenado por Suzel Reily, da Universidade de Campinas (UNICAMP). 

Sob supervisão de Rose Satiko Gitirana Hikiji, coordenadora do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da Universidade de São Paulo (LISA-USP), a pesquisa desenvolvida por Villela explorou a relação entre a luta pela terra e o "musicar" (Cf. Small, 1998) Kariri-Xocó do Estado de Alagoas.

O filme apresenta a jornada de três gerações de indígenas Kariri-Xocó que embarcam em uma expedição de reconhecimento do seu território memorial, expropriado por séculos de colonização. Munidos de câmeras, drones, cachimbos, cocares e maracas, eles percorrem os marcos geográficos de suas terras. Essa expedição não é apenas um resgate da memória, mas uma preparação crucial para novas retomadas territoriais. A obra destaca como a língua, os conhecimentos e até mesmo os rituais desse povo foram ocultados como uma estratégia de sobrevivência.

Acesse a matéria completa no site: https://campinas.sp.gov.br/noticias/126607/documentario-de-produtora-de-campinas-tera-premiere-mundial-no-53-festival-de-cinema-de-gramado

Mais informações sobre o 53º Festival de Cinema de Gramado no site: https://festivaldecinemadegramado.com/53o-festival-de-cinema-de-gramado-revela-longas-documentais-e-curtas-brasileiros-em-competicao/