Por Vanessa Munhoz • Comunicação do LISA
Arte/Divulgação: Carlos Eduardo Conceição • Bolsista de Divulgação Cientifica do LISA
Publicação: 25/07/2025
O LISA-USP tem o prazer de convidar você para a sessão AntropoCena do filme “Adó, Mestre dos Sons”, dirigido por Jorge Lampa Vasconcelos, que estará presente para um bate-papo sobre a obra. A mediação ficará por conta de Rose Satiko Gitirana Hikiji.
Jorge Vasconcelos (Lampa) é músico: cantador, cantator, cantautor e violonista, e também professor adjunto de Música Popular no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT-UFRB). Sua sólida formação acadêmica inclui bacharelado em Música Popular em 1993, mestrado em Artes em 2002, doutorado em Música na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2010 e pós-doutorado em Antropologia Social na Universidade de São Paulo (USP) em 2020. É coordenador do projeto de extensão Clube da Canção e integrante dos grupos de pesquisa “Memória, Espaço e Culturas” da UFRB (MESCLAS), “Pesquisas em Antropologia Musical” da USP (PAM) e “Diáspora” da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Sua trajetória artística é marcada por diversas apresentações e shows, como Teatro a Bordo, Matulão do Lua, Forró do Viajante (SP) e Solo (BA), entre outros.
Em 2025, dirigiu o filme “Adó – Mestre dos Sons”, que mergulha na rica trajetória de Ediney de Sena, o Mestre Adó, uma figura emblemática da capoeira angola em Santo Amaro, no Recôncavo da Bahia. Dentre seus múltiplos saberes e habilidades, a maestria na lida com as sonoridades e as musicalidades ocupa lugar de destaque. Em seu território permeado de ancestralidades das culturas afrodiaspóricas, é o mestre mais velho em plena atividade e muitas circulações. Este filme de 33’ é resultado de anos de pesquisas e vivências junto ao Mestre e seu Grupo Cultural Angola Cativeiro e do pós-doutorado realizado no Departamento de Antropologia da USP, sob supervisão de Rose Satiko Gitirana Hikiji.
AntropoCena é uma iniciativa do LISA e tem como objetivo trazer para o público a produção audiovisual realizada por pesquisadores da USP, por meio de exibições e debates.
- O evento vai acontecer na Rua do Anfiteatro, nº 181, favo/sala 10, Cidade Universitária, SP
- Entrada gratuita, sujeita à limitação do espaço
- Não há inscrições