"Filmar o Musicar - Ensaios de Antropologia Compartilhada" é publicado no Portal de Livros Abertos da USP


Autoria/Arte/Divulgação: Vanessa Munhoz • Comunicação do LISA
Revisão: Rose Satiko Gitirana Hikiji • Coordenadora do LISA
Publicação: 28/07/2025


O  livro “Filmar o Musicar - Ensaios de Antropologia Compartilhada", de Rose Satiko Gitirana Hikiji, professora livre-docente do Departamento de Antropologia e coordenadora do LISA-USP, acaba de ser publicado no Portal de Livros Abertos da Universidade de São Paulo (USP), onde está disponível para download.

A obra apresenta diferentes fazeres musicais na cidade de São Paulo dos quais a autora e suas parceiras e parceiros de pesquisa se aproximam com câmeras e gravadores nas mãos. São ações protagonizadas por jovens participantes em um projeto social de ensino musical, por artistas da cena hip-hop e funk em Cidade Tiradentes, por músicos africanos recém-chegados nessa megalópole. Filmar o musicar implica transformar a pesquisa em composição, o que é feito a partir de processos colaborativos. Dessa forma, a autora ensaia, em boa companhia, o sonho Rouchiano de compartilhar a antropologia. 

“Filmar o Musicar - Ensaios de Antropologia Compartilhada" integra a Coleção ABCD Agenda 2030 e alinha-se aos seguintes ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 10 - Redução das desigualdades e ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis. 

Convidamos você a adentrar o universo da escrita etnográfica, dos filmes e dos sons construídos por Rose Satiko ao longo de sua carreira como docente e pesquisadora da USP. Acesse o livro no link: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1658/1510/5988