“Olhares, imaginários e(m) Chamas: tramando antropologias em tempos de crises”, com Marco Antônio Gonçalves (UFRJ)


Por Vanessa Munhoz • Comunicação do LISA
Publicação: 29/08/2025


Início
Local
Auditório do LISA

Convidamos você para um encontro com o Prof. Dr. Marco Antônio Gonçalves, no dia 02 de setembro de 2025, às 15 horas, no auditório do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP).

O evento “Olhares, imaginários e(m) Chamas: tramando antropologias em tempos de crises” propõe refletir sobre os desafios contemporâneos da antropologia e sobre como a imagem, o cinema e outras práticas visuais/expressivas podem inspirar novas linguagens, mundos e metodologias diante das urgências climáticas, sociais e políticas atuais.

Marco Antônio Gonçalves é Professor Titular de Antropologia junto ao Departamento de Antropologia Cultural do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Etnografia e Crítica Cultural da UFRJ. Desde 1998 atua como Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Produtividade em Pesquisa. É Cientista do Nosso Estado, um programa vinculado à Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Mestre e Doutor em Antropologia Social pelo Programa Pós-Graduação do Museu Nacional, na UFRJ. Atua nas áreas de pesquisa sobre Antropologia Visual, Antropologia e Cinema, Cosmologia, Criação de Mundos Culturais, Etnologia Indígena, Narrativas e Subjetividades. Realizou Pós-Doutorado na Universidade de St Andrews (Escócia), entre 1996 e 1997, com supervisão de Joanna Overing. Foi Visiting Scholar Senior, com Bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na New York University (EUA), entre 2015 e 2016, com supervisão de Faye Ginsburg. Fez Estágio Sênior com Bolsa CNPq na New York University, em 2018, com supervisão de Faye Ginsburg. Foi Professor Visitante na Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica), em 1998 e 2005, e na Universidad Complutense de Madrid (Espanha) em 2000; Pesquisador Convidado na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (França), em 2006, 2010 e 2011, colaborando com Carlo Severi, Phillipe Descola e Anne-Christine Taylor. Fez Pós-Doutorado na Sorbonne Lettres (França), entre 2021 e 2022; Pesquisador Convidado na Université Paris Nanterre (França), junto ao Laboratoire d’ethnologie et de sociologie comparative (EREA-LESC), entre janeiro e fevereiro de 2024.

Nos últimos três anos (2023–2025), Marco Antônio Gonçalves ministrou cursos abertos na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), abordando temas como “Alteridades/Alterações”, “Cinema para adiar o fim do mundo: Imaginários, Re-existências, Transformações” e “Cosmopoéticas da desobediência”. Experiências que serão evocadas nesta roda de conversa.

Link da transmissão online: https://youtube.com/live/NsafnnqFpNg?feature=share