Por Vanessa Munhoz • Comunicação do LISA
Publicação: 04/09/2025
A Universidade de São Paulo (USP) receberá a Semana Franco-Uspiana de Cooperação em Ciências, Artes e Humanidades, entre os dias 15 e 26 de setembro de 2025.
O evento celebra as colaborações científicas entre as universidades francesas e a USP e, neste ano, ganha um destaque especial ao comemorar os 200 anos de relações bilaterais entre a França e o Brasil.
A programação, que é fruto de uma parceria entre diferentes setores da Universidade, o Consulado Geral da França em São Paulo, o Laboratório Mundos em Transição (IRL-CNRS-USP) e o IdA-pôle Brésil, incorpora atividades relacionadas à Saison Croisée Brésil-France 2025, uma agenda lançada pelos presidentes Emmanuel Macron e Luiz Inácio Lula da Silva, com vistas a fortalecer os laços entre os dois países.
Um dos destaques do evento é o colóquio internacional "Mundos em transição: novas abordagens do trabalho de campo", que incluirá exibições de produções audiovisuais do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP) seguidas de debates com pesquisadores e diretores dos filmes.
17 de setembro de 2025
19:30 | Nova Iorque, mais uma cidade
Sinopse: Nova Iorque, mais uma cidade: Jovem liderança e realizadora audiovisual, Patrícia Ferreira vem sendo reconhecida pelos documentários que realiza com o seu povo, os Guarani Mbya. Ao ser chamada para debater seus trabalhos em um dos maiores festivais de cinema etnográficos do mundo, o Margaret Mead Film Festival, realizado no Museu Americano de História Natural, em Nova Iorque, Patrícia se depara com uma série de exposições, debates e atitudes que a fazem refletir sobre o mundo dos “juruá”, contrastando-o com os modos de existência guarani.
<
p">
20:30 | Anfitriões há meio século: a versão mỹky da história
Sinopse: Anfitriões há meio século: a versão mỹky da história: O filme apresenta a perspectiva do povo Mỹky sobre os 50 anos de contato com a população não-indígena de Mato Grosso, refletindo sobre as transformações vivenciadas em suas vidas e em seu território ancestral.
As exibições serão seguidas de debate com André Lopes.
Mais informações sobre as sessões: https://www.semanasfrancouspianas.com/session/s4
18 de setembro de 2025
19:30 | São Palco - Cidade Afropolitana
Sinopse: São Palco - Cidade Afropolitana: O que artistas africanos que chegam ao Brasil nos últimos anos carregam consigo na travessia? Como dialogam as diásporas africanas – a nova diáspora criativa e a que fez do Atlântico um cemitério? Que palcos são ocupados, construídos, preenchidos com as performances dos artistas que atravessam o oceano? Ancestralidades atualizadas em performances que constroem um presente afropolitano em uma metrópole em que é necessário ser atrevido, colorir o cinza. São Palco – Cidade Afropolitana apresenta a cidade de São Paulo como um meta-palco ocupado por artistas do Togo, Moçambique, República Democrática do Congo e Angola, entre outras nações africanas, em diálogo com a população brasileira e suas aberturas, contradições e tensões.
A exibição será seguida de debate com Jasper Chalcraft e Rose Satiko Gitirana Hikiji.
Mais informações sobre a sessão: https://www.semanasfrancouspianas.com/session/s48
As sessões irão acontecer no auditório do LISA, com entrada gratuita e sujeita à limitação do espaço.
Acesse a programação completa da Semana Franco-Uspiana no site: https://www.semanasfrancouspianas.com/
</p">