Por Vanessa Munhoz • Comunicação do LISA
Arte/Divulgação: Carlos Eduardo Conceição • Bolsista de Divulgação Cientifica do LISA
Publicação: 23/09/2025
Início
Local
Auditório do LISA
No dia 3 de outubro de 2025, às 16 horas, a edição do Métis Convida contará com a presença de François Michel Le Tourneau, diretor do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS USP), que falará sobre sua pesquisa com garimpo, um universo que é, ao mesmo tempo, um lugar de destruição do ambiente florestal e de criação de riqueza econômica. A partir de dados de campo sobre o funcionamento do mundo do garimpo e muitas entrevistas com garimpeiros, o palestrante irá refletir sobre a atitude desses indivíduos a respeito desses dois pontos (ou pólos), apontando para a não linearidade da relação ao tempo, ao conhecimento ambíguo da floresta e à especificidade do modelo de criação de riqueza/renda.
Leituras sugeridas:
- Brazilian illegal gold miners resilience in French Guiana: The garimpo as an economic and social system
- Le « système garimpeiro » et la Guyane : l’orpaillage clandestin contemporain en Amazonie français
O evento é organizado no âmbito do projeto temático Métis - Artes e semânticas da criação e da memória, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e tem como meta aproximar diferentes subcampos no interior da Antropologia a partir da noção de criação, compreendida em sentido alargado.
- O evento vai acontecer no auditório do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP), localizado na Rua do Anfiteatro, nº 181, favo/sala 10, Cidade Universitária, SP
- Entrada gratuita, sujeita à limitação do espaço
- Não há inscrições