Antropocena Exibe Desmemórias


Por Carlos Eduardo Conceição • Bolsista de Divulgação Cientifica do LISA
Publicação: 20/10/2025


Início
Local
Auditório do LISA

Convidamos você para uma conversa sobre o filme “Desmemórias” filme criado em parceria entre Armando Fonseca e Rita Almeida de Castro. Rita estará presente na sessão AntropoCena, com mediação de Rose Satiko Gitirana Hikiji, no Auditório do LISA. Rita de Almeida Castro é professora do Departamento de Artes Cênicas da UnB e realizou seu doutorado em Antropologia na USP, com orientação da professora Sylvia Caiuby Novaes. O filme Desmemórias foi criado em parceria com o cineasta Armando Fonseca e seu grupo Teatro do Instante.

Sinopse:

Ao lidar com o esquecimento e falhas nas memórias, Narcisa se vê envolta em resgates de suas lembranças. A reinvenção da realidade a leva a outros mundos, cruzando os devaneios do instante com reflexos da lucidez que um dia existiu.

O filme levanta a discussão em torno do esquecimento e suas consequências, colocando o ponto de vista de pessoas que sofrem com doenças semelhantes à demência ou alzheimer, bem como as reações de seus amigos e familiares.

Para o desenvolvimento do roteiro, foram feitas dezenas de entrevistas com familiares e amigos de pessoas que sofrem com as consequências do esquecimento advindas de alguma doença, e os relatos da convivência íntima com a pessoa enferma traz pontos realistas dentro da trama, que também apresenta sequências lúdicas que se passam dentro da cabeça da personagem.

O elenco conta com o experiente grupo Teatro do Instante e está a percorrer circuito de festivais.

Para saber mais e ver o trailer acesse:
https://armandofonseca.com.br/desmemorias