
Assessoria técnica audiovisual ao corpo docente e discente do DA
- Assessoria técnica aos professores e alunos do Departamento de Antropologia em gravação, produção fotográfica, edição e pós-produção para projetos de audiovisual que resultam de pesquisas desenvolvidas junto ao DA.
Pós-produção inclui: colorização, autoração em DVD e Blu-ray, legendagem em inglês e português e criação de capa. - Assessoria técnica nos eventos promovidos no DA que necessitem do uso de equipamentos audiovisuais;
Exs: Sala de videoconferência: consultoria na utilização dos recursos. Sala 24 e auditórios: empréstimo de equipamentos e orientação para a gravação, transmissão e edição de conferências, palestras, seminários etc. • Digitalização de imagens analógicas e tratamento digital de imagens fotográficas; -
Legendagem para português para surdos dos filmes produzidos no LISA e dos filmes estrangeiros mais utilizados em cursos por professores do DA; Trabalho realizado por bolsista do Programa Aprender com Cultura da PRCEU, especialmente treinado para esta função).
- Assessoria técnica na compra e manuseio de equipamentos tais como notebooks, ilhas de edição e equipamento de gravação de áudio e vídeo.
Acervo e infraestrutura (Consultoria, elaboração e acompanhamento de projetos)
- Elaboração e acompanhamento de projetos para conservação de acervos audiovisuais
Exs: Projeto de conservação dos acervos do LISA, aprovado pelo edital “Preservação de Acervos e Patrimônio Cultural na USP” da PRCEU, Processo nº 12.1.27241.1.0 ( 2012);
Colaboração com o CEstA para a elaboração de projeto para o edital “Preservação de Acervos e Patrimônio Cultural na USP”; - Elaboração e acompanhamento de projetos para melhoria na infraestrutura de equipamentos do Dep. de Antropologia
Exs: Projeto “Readequação da Infraestrutura do LISA”. Projeto aprovado pela PRP, Processo nº 2013.1.22506.1.7. Projeto “Mobiliário” para o Laboratório NAU. Projeto aprovado pela PRP.
Políticas de Conservação, Atualização e Difusão de Acervos
- Organização e planejamento do uso do espaço físico e mobiliário para os itens de acervo abrigados na Reserva Técnica;
- Pesquisa e atualização para uso de suportes que atendem normas de conservação dos acervos;
- Aquisição sistemática de filmes e outros materiais audiovisuais como política de acervo;
- Catalogação e disponibilização no banco de dados dos itens dos acervos do LISA.
Atividades de extensão universitária
- Difusão da pesquisa antropológica desenvolvida no DA em mostras de filmes e exposições
Ex. Parcerias com órgãos da PRCEU-USP (Cinusp, Maria Antônia, CPC etc), salas de cinema e de exposições em São Paulo.
Envio de produções audiovisuais do corpo discente e docente para festivais e mostras no Brasil e exterior. - Assessoria técnica na produção de exposições. • Fomento da difusão e permuta do acervo audiovisual e das pesquisas desenvolvidas no DA com outros centros no Brasil e fora do país: oficinas, palestras e seminários.
- Doação de vídeos para videotecas públicas ou para ONGs;
