ÉLOGE DU RETOUR

ÉLOGE DU RETOUR
THIBODEAU, LYSANNE

"A vida levou meu pai aos dez anos, cinco anos mais tarde minha mãe e irmão. Aos 21 anos parti para Berlim, retornando ao meu país quinze anos depois. De volta as minhas raízes, eu penso nas minhas lembranças... Partir, voltar, futuro.... Será que o tempo apaga de fato as coisas? Como um elogio a minha mãe, é minha vez de me tornar mãel”.

43`
VIDÉOGRAPHE
CANADA
FRANCÊS
INGLÊS
THIBODEAU, LYSANNE
Lysanne Thibodeau, nascida em Montreal, com mestrado em cinema na Universidade Concórdia, há mais de 20 anos, explora varias formas de expressão artística . Entre 1982 e 1996 morou na Europa, sobretudo em Berlim, onde realizou filmes de ficção, documentários, perfis de artistas, assim como video-arte e experimentação para diversas produtoras e canais de televisão europeu. Enquanto cineasta independente, Lysanne realiza roteiros, dirige e produz curtas e média-metragens. Entre eles destacam-se: Bad blod for the vampyr (1984) e Virginia or Do all roads lead to Romeo? (1992). Em Montreal dirigiu, produziu e roteirizou filmes de ficção e documentários com Films de l’Autre, entre eles: Esprits de Famille (2007), Un jour la nui (2003), Éloge du Retour (2001), Ma chute du mur (2001). Co-dirigiu também o filme l’Ècole à l’hôpital (2005) com Les Productions Virage.