FALA MULHER

FALA MULHER
NICOLELA, KIKA/RODRIGUEZ, GRACIELA

Em São Paulo, quinze mulheres afro-descendentes falam sobre suas vidas. No cotidiano, são manicures, domésticas, secretárias, cabeleireiras, cozinheiras, professoras, batalhando por sua sobrevivência. No entanto, são rainhas na escola de samba, e nos barracões do candomblé incorporam deuses. O filme penetra em suas vidas e, paralelamente, acompanha a preparação do desfile da escolar de samba Camisa Verde e Branco, da qual a maioria delas faz parte. Muitas vezes exploradas na mídia como objetos sexuais – simbolizadas pela figura da mulata – essas mulheres cantam, dançam, e negociam seu espaço no mundo. A fantasia se mistura ao real, de forma que o carnaval não se limita a uma semana no mês de fevereiro – o carnaval é um estado de espírito permanente, contaminando a rotina com criatividade e otimismo.

NTSC
MINIDV
BOM
Kika Nicolela
Participou da Mostra Multiplos Brasis - Mostra de Filmes paralela à 28ª Reunião Brasileira de Antropologia, São Paulo, de 2 a 8 de julho.

Locais: Cinusp, Galeria Olido, Instituto Itaú Cultural, Matilha Cultural