EVANDRO CARLOS JARDIM, - NAS MARGENS DO TEMPO

EVANDRO CARLOS JARDIM, - NAS MARGENS DO TEMPO
COLE, ARIANE D./COLE, ARTHUR

Uma reflexão sobre o desenho e sua relação com o trabalho e a vida na obra de Evandro Carlos Jardim. O filme inclui depoimentos do próprio artista e de outros profissionais do meio artístico (professores, artistas plásticos e fotógrafos)

NTSC
MINIDV
BOM
Dados Complementares
Evandro Carlos Frascá Poyares Jardim (São Paulo SP 1935) é gravador, desenhista e pintor. Em 1953, ingressa na Escola de Belas Artes de São Paulo, onde estuda pintura com Theodoro Braga (1872 - 1953), Antonio Paim Vieira e Joaquim da Rocha Ferreira (1900 - 1965), além de modelagem e escultura com Vicente Larocca (1892 - 19--). Entre 1956 e 1957, estuda gravura em metal com Francesc Domingo Segura (1893 - 1974). Especializa-se em gravura em metal, na técnica da água-forte. Paralelamente à carreira artística, desenvolve intensa atividade docente em várias instituições, como a Escola de Belas Artes, a Fundação Armando Álvares Penteado - Faap e a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Durante o regime militar, promove leilões de obras suas para ajudar os familiares de presos políticos e colabora com o movimento pela anistia política. Em sua produção gráfica, enfoca constantemente o cenário urbano de São Paulo. O artista, que revela extremo cuidado técnico na execução de suas obras, reelabora constantemente certas imagens, como a do Pico do Jaraguá, além de representações de pássaros, frutos, janelas ou de um cavalo morto.