MAMÃE CANDELARIA

MAMITA CANDELARIA
FIGUEROA, LUIS

A festa da Virgem da Candelária na cidade de Puno (Peru) ocorre nas primeiras semanas do mês de fevereiro e reúne uma variedade de danças e celebrações. A Virgem da Candelária é associada à Pachamama, ao lago Titicaca e a outros elementos da natureza, sendo tomada como símbolo de purificação e fertilidade. A festa possui dois momentos de destaque: o dia central (2 de fevereiro), marcado pela presença de indígenas da periferia da cidade que realizam suas danças tradicionais, e o oitavo dia (domingo seguinte), em que a cidade é tomada por personagens identificados com as danças urbanas, interpretados pelos mestiços.

Pontificia Universidad Católica del Peru e Instituto de Etnomusicología
PERU
ESPANHOL, INGLÊS
ESPANHOL, INGLÊS
NTSC
Serie Videos Etnograficos - 7
REGULAR
PUCP
Áudio: Stereo. Serie Videos Etnograficos - Musica y Fiestas en el Peru. Apenas alguns trechos da obra possuem legendas em espanhol/inglês.
Dados Complementares
Site do Instituto de Etnomusicología: http://ide.pucp.edu.pe/