DIA DE PESCA

DÍA DE PESCA
JONARD, DOMINIQUE

Animação que remete a uma situação vivenciada pela população Cucapah, estimada em 600 indivíduos que habitam a região do delta do Rio Colorado, no vale Mexicali, desde o ano de 900. Em 1993 foi proibida a pesca no rio para proteger espécies em perigo de extinção e, embora a corvina do golfo, principal peixe consumido pelo grupo, não esteja entre os que correm risco de extinção, os Cucapah foram pedidos de manter sua atividade pesqueira para sobrevivência econômica da população.

Comisión Nacional para el Desarrollo de los Pueblos Indígenas / Laboratório de Antropologia Visual CIC Museu UABC
MÉXICO
ESPANHOL
DVD
O DVD também está disponível na língua indígena Cucapah. Os diálogos e desenhos utilizados foram feitos por crianças Cucapah e a animação foi realizada por estudantes do curso de audiovisual e ciências da comunicação da Universidade Autônoma da Baixa Califórnia.