TUCURUÍ, A SAGA DE UM POVO

Código
1738
Título Original
TUCURUÍ, A SAGA DE UM POVO
Direção
ALVAREZ, SILVIA; NOVENTA, DIOGO
Sinopse

O documentário aborda os reflexos do funcionamento da barragem de Tucuruí, construída durante a década de 1970 sem estudos aprofundados acerca das conseqüências da obra para a região - que ao longo de 25 anos, não recebeu qualquer tipo de desenvolvimento. Centenas de atingidos continuam sem indenização e as famílias que moram perto da hidrelétrica não contam com luz elétrica e com condições básicas de saneamento e educação. A maior beneficiada com a energia gerada pela barragem é a indústria de alumínio. Além de denunciar a situação da população da região, o filme apresenta a luta e a esperança do povo de Tucuruí por seus direitos e por uma sociedade menos desigual. O filme faz parte da coletânea "Mostras Coordenadas - Política e audiovisual entre centros e periferias".

Duração
17
Ano de produção
2010
Produção
Movimento dos Atingidos por Barragens, Ponto de Cultura e Rede Cultural da Terra
País
BRASIL
Idioma
PORTUGUÊS
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
DVD/4
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
NTSC
Bitola
DVD
Contato comercial
---
Tombo
1745
Conservação
BOM
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Estado (UF) de produção:
PA
Observações
Filme presente no DVD “Mostras coordenadas – Política e audiovisual entre centros e periferias” (Disco 1), organizada em dez programas temáticos sob os seguintes títulos: “Luta dos extremos”, “Periferias no centro”, “Arte pelas ruas”, “Periferia vista em vídeo”, “Transação de valores”, “Atravessando cidades”, “Punições e proibições”, “América adentro”, “Condomínio capital” e “Na mira do progresso”. A Mostra obteve o apoio do VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) e da Prefeitura de São Paulo (Secretaria de Cultura). Os demais títulos deste disco são: “Causos”, “Cooperativa da Granja Julieta: Resistência e Esperança”, “De muro em muro”, “Itaqui re-vida”, “Jd. Prainha – Uma casa foi demais”, “Keralux”, e “Qual centro?”.
Dados Complementares
Contato do Movimento dos Atingidos por Barragens: comunica@mabnacional.org.br e www.mabnacional.org.br. Filme disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NSm8J3CUsOU