FABRICO DA FARINHA DE MANDIOCA TORRADA

Código
1863
Título Original
MAKING TOASTED CASSAVA FLOUR
Direção
DIAS, MARGOT
Sinopse

Filme rodado entre agosto e setembro de 1960 nos campos de mandioca da região de Bom Jesus, Mindele-Alemba e Matapelero, perto de Luanda, entre a estrada de Catete e o rio Cuanza. É mostrado todo o processo: descasque e picar (‘esquartejada’) da mandioca, fermentação, construção e utilização da prensa (mpadiola), torragem do bolo prensado (primeiro pilada e peneirada), embalagem do produto final em sacos (TB).

“A vida dos filhos e da mulher integra-se harmoniosamente neste trabalho. Todos ajudam, mas não há pressas nem tensões: sempre há tempo para uma palavra, ou para brincar. Os filhos pequenos andam próximo das mães, entretidos com frutos, folhas, bichos, com tudo o que o mato oferece; fazem apitos, armadilhas, etc. As mulheres e raparigas tratam de preparar as refeições, descascando, pilando, cozinhando, indo buscar água, e, no meio disso, sentam-se para dar de mamar aos mais pequenos, que vão depois, de mão em mão, aos irmãos, ou dormem no pano, nas costas delas, ou no chão, em cima de uma esteira, cobertos de moscas! Não raras as vezes surge, no meio do trabalho, entre os adultos, uma conversa ou um conto a sério, e todos param para ouvir melhor, até o ponto culminante da história. Normalmente, o trabalho progride sempre numa certa harmonia, e todos ajudam-no ponto necessário, sem palavras ou vozes de comando, naturalmente, sem ambições ou lutas de competência, e com a muda compreensão para com o companheiro a quem apetece descansar um pouco” (MD 1962b: 68).

Duração
20
Ano de produção
1960
Produção
Missão de Estudos das Minoris Étnicas do Ultramar Português/Junta de Investigações do Ultramar/Ministério do Ultramar
País
ANGOLA
Idioma
---
Legendas
INGLÊS, PORTUGUÊS
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
---
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
NTSC
Bitola
---
Série
MARGOT DIAS, FILMES ETNOGRÁFICOS 1958-61
Contato comercial
---
Tombo
1870
Conservação
BOM
Procedência
Doação de Catarina Alves
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Estado (UF) de produção:
--
Cópias no acervo
1
Observações
Disco 2

Sinopse da coleção:

Entre 1958 e 1961, a antropóloga Margot Dias (1908-2001) realizou 28 filmes em Moçambique e Angola, pertencentes ao Arquivo Fílmico do Museu Nacional de Etnologia. Produzidas no contexto das “Missões de Estudos das Minorias Étnicas do Ultramar Português”, dirigidas por Jorge Dias, estas imagens constituem uma das primeiras utilizações do filme etnográfico no âmbito da antropologia portuguesa.

Esta edição inclui todos os filmes realizados naquelas campanhas de pesquisa, assim como a sonorização feita a partir das gravações de som nos mesmos terrenos pela própria Margot Dias. A identificação, a organização temática e a sonorização dos filmes foram asseguradas por Catarina Alves Costa.

Também se inclui, como extra, uma entrevista inédita a Margot Dias conduzida em 1996 por Joaquim Pais de Brito, então diretor do Museu Nacional de Etnologia.

Inclui brochura ilustrada de 76 páginas.