VER PEIXE

VER PEIXE
DEVOS, RAFAEL

Nas praias do sul do Brasil, os vigias procuram os sinais da presença dos cardumes de tainhas. Estimam a espécie e a quantidade de peixes, a direção e a velocidade em que seguem. Orientam os movimentos com a canoa e a rede, para encontrar com as tainhas. Não basta enxergar bem. Ver peixe é desvendar o ambiente: perceber a temperatura do ar e da água, a tonalidade do mar, a direção e a intensidade dos ventos e das correntes marinhas, os movimentos dos peixes e o relevo da praia. Atentos aos modos das tainhas se mostrarem, aprendemos a ver peixe, com os pescadores da canoa Saragaço.

CNPq - Instituto Nacional de Pesquisa Brasil Plural - UFSC
BRASIL
Rafael Devos
SC
Cópias no acervo
Esse filme faz parte do Coletivo de Estudos em Ambientes, Percepções e Práticas (CANOA) do PPG Antropologia Social da UFSC. Pesquisa e roteiro Rafael Victorino Devos, Gabriel Coutinho Barbosa e Viviane Vedana.
Dados Complementares