RETRATO DE UM SÉCULO, O (1º EPISÓDIO)

RETRATO DE SÉCULO, O
MOREIRA, ROBERTO

Baseado na tese de Mestrado de Maria Cristina Castilho Costa "O Retrato Feminina na Pintura Brasileira 1800-1950 - do Realismo ao Romantismo, defendida em 1985 na FFLCH/USP, o vídeo enfoca o papel da mulher do século XX na sociedade rural do Sudoeste do país. Mostra sua participação na família patriarcal da época e as transformações ocorridas na primeira metade do século XX em decorrência da industrialização e da urbanização crescentes. Esse tema é desenvolvido com base na análise estética e sociológica dos retratos femininos, fotografias e textos literários da época.

13'
1992
GRUPO MULTI-MEIOS BANCO ITAU S/A
BRASIL
VHS
Série
ASPECTOS DA CULTURA BRASILEIRA
ICI - INSTITUTO CULTURAL ITAÚ
INSTITUTO CULTURAL ITAÚ
As imagnes das obras dos pintores brasileiros presentes neste vídeo fazem parte do banco de dados informatizado desenvolvido pelo Instituto Itaú Cultural. Sinopse da Série: Documentários sobre temas específicos das artes, da ciência e da cultura brasileira. Produzida em vídeo, a série é distribuída em VHS, com cópias em Betacam para exibições públicas.