A arte e a rua

Carolina Caffé e Rose Satiko Gitirana Hikiji
Ano de publicação
44'

Cidade Tiradentes, distrito no extremo Leste de São Paulo, lugar onde a cidade termina, ou começa. De lá, chegam rimas, gestos e cores que marcam  o espaço, como o street dance, grafite e rap. A experiência periférica urbana é a base e o motivo da produção dos artistas de Cidade Tiradentes, que cresceram junto com o distrito paulista e em suas obras dialogam com seus desafios e sonhos. O filme segue a vida e as transformações da arte de rua com a urbanização em Cidade Tiradentes, lugar considerado o maior complexo de conjuntos habitacionais populares da América Latina, marcado pela exclusão, no qual a população orquestra suas dificuldades com dinâmicas próprias de sociabilidade, moradia, e apropriação do território.

English subtitles

Ficha técnica: NTSC, cor, 44 min, 2011
Direção, pesquisa e roteiro:Carolina Caffé e Rose Satiko Gitirana Hikiji
Montagem e Roteiro de montagem: Douglas Guedes e Karine Binaux
Direção de Fotografia Rafael Nobre
Direção de handycam e produção local: Daniel Hylario
Produção: Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP); Instituto Pólis e W.S. Produções
Apoio: Etnodoc - Edital de Apoio a Documentários Etnográficos sobre Patrimônio Imaterial; FAPESP
Projetos de pesquisa: Cartovideografia Sociocultural da Cidade Tiradentes: cidadetiradentes.org.br
Realização: Instituto Pólis
Apoio: Centro Cultural da Espanha_SP

Projeto Temático “Antropologia da Performance: Drama, Estética e Ritual”.
Apoio: FAPESP
Projeto temático “A experiência do filme na Antropologia”
Apoio: FAPESP