Banco de Dados LISA - Videos

1970 registros encontrados
buscas em mais de um campo geram buscas combinadas
buscas em mais de um campo geram buscas combinadas
buscas em mais de um campo geram buscas combinadas
buscas em mais de um campo geram buscas combinadas
Código:1
Titulo original:ANTROPOLOGIA FÍSICA COMO CIÊNCIA SOCIAL
Direção:FERNANDES, WAGNER CARMO
Ano:1990
País:BRASIL-CHILE
Idioma:PORTUGUÊS

Sinopse das pesquisas bioantropológicas desenvolvidas desde 1987, no Instituto de Investigações Arqueológicas Pe. Le Paie, por cientistas brasileiros e chilenos, através do Projeto "Osteobiografia e Organização Social Pré-Histórica em São Pedro de Atacama, Chile". O objetivo principal do vídeo é caracterizar a Antropologia Física Pré-Histórica como uma Ciência Social, demonstrando as vias pelas quais o antropólogo físico pode, a partir de remanescentes ósseos humanos, contribuir para a reconstrução social de grupos já extintos.

Código:2
Titulo original:FESTA DA MOÇA, A
Direção:CARELLI, VINCENT
Ano:1990
País:BRASIL
Idioma:NAMBIQUARA, PORTUGUÊS

Retrata como os Nambiquara se relacionam com o vídeo durante a filmagem de um ritual de iniciação feminina. Ao assistirem o vídeo os Nambiquara podem se apropriar e intervir em sua auto-imagem. Esse vídeo integra o projeto "Vídeo nas aldeias", produzido pelo CTI sob a direção de Vincent Carelli.

Código:3
Titulo original:PÊMP
Direção:CARELLI, VINCENT
Ano:1990
País:BRASIL
Idioma:GAVIÃO, PORTUGUÊS

Trajetória da resistência cultural dos índios Gavião do Pará, atingidos por várias frentes de expansão econômica, doenças e agências assistenciais, enfocando a retomada do ritual "Pêmp". Integra o projeto "Vídeo nas aldeias", produzido pelo CTI, sob a direção de Vincent Carelli.

Código:4
Titulo original:WAI'A O SEGREDO DOS HOMENS
Direção:VALADÃO, VIRGÍNIA
Ano:1990
País:BRASIL
Idioma:PORTUGUÊS,XAVANTE

Descrição do ritual de iniciação masculina entre os Xavante (grupo indígena do Mato Grosso, na região do Rio das Mortes), mostrando o seu papel e sua importância no contexto cultural dessa sociedade.

Código:5
Titulo original:XINGU
Direção:NOVAES, WASHINGTON
Ano:1988
País:BRASIL
Idioma:PORTUGUÊS

Compacto de 11 capítulos apresentados pelo jornalista Washington Novaes exibidos pela rede de televisão Manchete, tratando de vários aspectos da organização social de diferentes sociedades indígenas xinguanas.

Código:6
Titulo original:ASPECTOS DO ALTO XINGU
Direção:FERREIRA, MANOEL RODRIGUES
Ano:1948/49
País:BRASIL
Idioma:---

Este filme originalmente foi concebido para 16mm e possuia som. É um dos primeiros filmes de longa metragem realizado por um cineasta brasileiro em área indígena. Mostra o cotidiano de alguns grupos do alto-Xingu quando ainda se encontravam isolados do contato com os brancos.

Código:7
Titulo original:KAA'ETE, OS WAIÃPI POVO DA FLORESTA
Direção:GALLOIS, DOMINIQUE
Ano:1989
País:BRASIL
Idioma:PORTUGUÊS

Retrata a relação do povo Waiãpi (grupo indígena do noroeste do Amapá) com seu território, mostrando como se dá a adaptação ecológica à floresta tropical no contexto das mudanças econômicas e sociais que vêm ocorrendo nesta região, abrindo a discussão sobre a atual política indigenista e ambiental na Amazônia. Slides concebidos para acompanhar a exposição apresentada no SESC Pompéia (Sâo Paulo), durante a Semana do Indio em abril de 1989, organizada pela equipe do Acervo Plínio Ayrosa, do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo.

Código:8
Titulo original:ANGOLA
Direção:BERLINER,ROBERTO
Ano:1988
País:BRASIL
Idioma:PORTUGUÊS

Perfil da situação política, social e econômica de Angola, a partir do processo de independência política deste país, iniciado na década de 50 e ocorrida em 1975. Enfocando a vida dos habitantes de Luanda, capital de Angola, o vídeo mostra os efeitos do colonialismo, as diferenças étnicas e as múltiplas expressões culturais que convivem num só país.

Código:9
Titulo original:CONGADA
Direção:HOFBAUER, ANDREAS
Ano:1988
País:BRASIL
Idioma:PORTUGUÊS

Filmagem da Festa de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Irmandade dos Pretos, realizada em 13 /14 novembro de 1988 em Uberlândia. Entrevistas e depoimentos com os principais integrantes da festa.

Código:10
Titulo original:CROSSOVER, THE
Direção:VARTY, JOHN
Ano:1988
País:EUA
Idioma:INGLÊS

Passado na Reserva Natural de Londolozi, no sul da Africa, esse vídeo mostra como vive o povo Shangaan, isolado da sociedade nacional. A ênfase é dada à relação deste grupo com o meio ambiente e a tônica do vídeo é tratar a questão da preservação da natureza, através da lente do casal Jonh Varty e Lynne Eayrs (fotógrafa deste filme juntamente com J.Varty) que convive alguns meses entre os Shangaan.

Código:11
Titulo original:ARTE É HUMANISMO
Direção:ARAUJO, OLIVIO TAVARES DE
Ano:1986
País:BRASIL
Idioma:PORTUGUÊS

Esse áudio-visual é um resumo do espetáculo "arte é humanismo" promovido pelo Centro Cultural do Liceu de Artes de Ofícios de São Paulo. Tal espetáculo baseia-se em reproduções de esculturas de épocas diversas da História da Humanidade feitas de gesso e no tamanho original e em jogos de luz, projeções de slides e outros recursos acessórios.

Código:12
Titulo original:SOMOS FILHOS DOS ORIXÁS
Direção:HOFBAUER, ANDREAS
Ano:1989
País:BRASIL
Idioma:PORTUGUÊS

O vídeo descreve a visão dos adeptos de um terreiro de Candomblé sobre esta forma de religião. Todas as pessoas entrevistadas fazem parte do "Centro de Ogun Tingu-e Negro" de São Paulo.

Código:13
Titulo original:WAYANA-APALAI
Direção:AFFONSO, LILIA
Ano:1988
País:BRASIL
Idioma:PORTUGUÊS

Este vídeo, de caráter jornalístico, retrata a cultura dos povos indígenas Aparai e Wayana, distribuidos em vários assentamentos ao longo do Rio Paru de Leste, afluente da margem esquerda do Rio Amazonas, no extremo norte do Estado do Pará, próximos à fronteira do Suriname. Aborda a história, aspectos do cotidiano e das relações com as agências assistenciais, FUNAI (Fundação Nacional do Indio), FAB (Força Aérea Brasileira) e missionários do SIL (Summer Institute of Linguistics).

Código:14
Titulo original:OBJETO: UMA DESCOBERTA, O
Direção:HORTA, M. DE LOURDES
Ano:1990
País:BRASIL
Idioma:PORTUGUÊS

Aborda o processo do conhecimento do objeto, através da percepção de peças museológicas extraidas do Museu Imperial do Rio de Janeiro. Foi concebido para servir de subsídio didático a professores do Primeiro grau.

Código:15
Titulo original:AMAZONAS. EL NEGOCIO DE ESTE MUNDO
Direção:AZPÚRUA, CARLOS
Ano:1980
País:SUÉCIA
Idioma:ESPANHOL

A partir da interpelação ocorrida em 1979 no Congresso Nacional da Venezuela sobre a atuação das Missões das Novas Tribos em áreas indígenas venezuelanas, discute-se os efeitos dessa atuação para os grupos indígenas. Intercalado com depoimentos, realizados no Congresso, de vários segmentos da sociedade envolvidos na questão ( políticos, religiosos, missionários e antropólogos) e com falas e imagens dos povos indígenas atingidos (Guahibo, Makiritari, Piaroa e Yanomami), o vídeo debate não apenas as questões relativas aos efeitos do contato entre esses grupos e os agentes assistenciais, mas também com as frentes econômicas, dando ênfase à exploração ilegal de recursos minerais. O vídeo está comprometido com a causa indígena, na luta pela sobrevivência do seu patrimônio cultural e territorial e também com o respeito ao eco-sistema regional.

Código:16
Titulo original:CHICO MENDES, A VOZ DA AMAZÔNIA
Direção:SMITH, MIRANDA / ALCEU, PAULO
Ano:1989
País:BRASIL
Idioma:PORTUGUÊS

Com base na trajetória política do lider seringalista Chico Mendes, relata-se as divergênias e lutas entre exploradores de borracha e seringueiros no Estado do Acre. O vídeo inicia com a formação do primeiro sindicato brasileiro de seringueiros na década de 70 e finaliza em dezembro de 1988 com o assassinato deste lider. São discutidos temas como: a ausência de uma política econômica adequada à realidade amazônica que evite a exploração desordenada dos recursos naturais, desmatamentos e destruições, assim como conflitos entre pequenos agricultores e grandes proprietários e, a repercussão de tais questões na sociedade brasileira e no exterior.

Código:17
Titulo original:BANKING ON DISASTER
Direção:COWELL, ADRIAN
Ano:1987
País:EUA
Idioma:INGLÊS

Realizado entre 1980 e 1987, este documentário relata as transformações sofridas pela floresta amazônica em decorrência da construção de duas rodovias financiadas pelo BID (Banco Internacional de Desenvolvimento): a BR364 e a BR429 (que atravessou a reserva indígena dos URUEU WAU WAU). O vídeo foi dividido em três blocos: o primeiro acompanha a vida de um colono instalado pelo INCRA numa pequena propriedade onde antes havia floresta amazônica que se vê obrigado a abandonar seu lote e voltar à condição de meeiro; a segunda parte critica o modelo de colonização praticado pelo INCRA que levou colonos para áreas indígenas e incentivou a devastação da floresta nativa; a terceira e última traz o choque entre fazendeiros e seringueiros no estado do Acre entre os anos de 1986 e 1987 e o surgimento do líder Chico Mendes como defensor da exploração sustentável da floresta em contraponto aos pecuaristas e fazendeiros que procuram o lucro na devastação.

Código:18
Titulo original:CUBAN REBEL BALL, A
Direção:STEVENS, SYLVIA
Ano:1994
País:GRÃ-BRETANHA
Idioma:ESPANHOL

Este documentário discute a identidade nacional cubana, em particular o forte nacionalismo presente através do jogo de beisebol que é difundido em todas as classes sociais.

Código:19
Titulo original:METUIA
Direção:S/IDENTIFICAÇÃO
Ano:1980
País:BRASIL
Idioma:PORTUGUÊS

Série de 16 programas lançada para integrar um dos quadros do Programa infantil "Bambalalão", realizado pela TV Cultura de São Paulo. Concebido inicialmente para enfocar o universo da criança nas sociedades indígenas no Brasil, os programas acabam por explorar os diversos aspectos da vida nessas sociedades: lúdicos, artísticos, religiosos, sociais, econômicos, mostrando a heterogeneidade e complexidade da cultura indígena brasileira.

Código:20
Titulo original:DESCOBRINDO O BRASIL
Direção:GALLOIS, DOMINIQUE
Ano:1991
País:BRASIL
Idioma:PORTUGUÊS

Este vídeo foi elaborado para acompanhar a exposição itinerante "Descobrindo o Brasil: Indios Tupi encontram os brancos no Cuminapanema", lançada em abril de 1991, na periferia da cidade de São Paulo, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura.Situados ao norte do Estado do Pará, na região de floresta entre os rios Erepecuru e Cuminapanema, o pequeno grupo de índios do Cuminapanema (113 hab.) travou o primeiro contato com a sociedade nacional em 1987, através da Missão Novas Tribos do Brasil, que desde 1982, tentava atraí-los para a sua missão. Desde então, este grupo vem sofrendo as interferências externas pela introdução de bens industrializados, novas doenças e novas concepções trazidas por agentes assistenciais do governo e missionários.