CD_0083

Título do registro
Kanhgágjykre - Pensamento Kaingang
Suporte Original
CD
Código
CD_0083
País (produção)
BRASIL
Faixas
01. Kiki Jén (0'26) por Francisco da Silva (Chiquinho)
Reza de Chiquinho para o ritual do kikikohn (fevereiro/96 - Terra Indígena de Palmas/PR)

MITO DA LUA E DO SOL
02. Kysã kar rã kame (1'12) por Dorvalino Refej Cardoso
Mito de origem da lua (deezmbro/01)

REZAS, CANTOS, COTIDIANO
03. Venhkanem nonohánh (1'18) por Jorge Kagnãg Garcia
Canto do velho Nonohánh alertando para os perigosa da noite, aqui personificados na figura de Sor prea, índio valente e antigo que sempre estava à espreita. No hehn tó!, Nonohanh faz o alerta final, lembrando que a qualquer momento precisam despertar para defender a vida. Gravado em fevereiro/01 - Terra IndígenA Nonoai/RS

04. A primeira caçada, por João dos Santos (0'20)
A carne da caça, antes de ser mexida precisa ser benzida. O canto é para quando trazem a carne antes de ser preparada para o alimento.

05. A primeira caçada, por João dos Santos (1'23)
O primeiro bicho caçado por João Santos, ele não pode comer, senão morreria. João mostrou para o avô o arco com que tinha abatido a caça. O avô então entoou esta reza, batendo de leve com o arco na cabeça do neto. A partir de então João Santos teria sorte na caça.

CANTO PARA O ESPÍRITO DO AVÔ
06. (2'11)
O avô, antes de morrer, pediu para João cantar. Se o canto não fosse feito, o avô não iria para o céu. À medida que o canto é realizado, a alma do morto digere-se, então, ao mundo dos mortos.
A reza da primeira caçada foi gravada com João dos Santos para a realização do vídeo Kanhgág Ag Kãme/ Histórias Kaingang, realizado pela Secretaria da Educação, produção Cooperativa de Vídeo, novembro de 2000, Terra Indígena Nonoai/RS

07. Kiikonh to tynh, por Jorge Kagnãg Garcia (4'04)
Canto que se realiza durante o ritual do Kikikohn. Todos dançavam na marcação do ritmo, cantavam ou tocavam instrumentos, como o taquaruçu, que era pecutido no chão, e a flauta. O cantor pede que aumentem os sons dos instrumentos porque ele vai aumentar o som de sua voz.´

Hinh Ta Ti Jamré My Tanh
O índio Fã Fãn/Tatu canta e toca para seu cunhado. No final, lembra ao cunhado que, afina, também sabe cantar.

Jag Rég Re Ag. Ag Prõ Fi Mré Venhgrég
O irmão convida o irmão para dançar com sua mulher. Enquanto eles dançam, canta para ela dançar animadamente, pois o seu vestido é muito bonito. (Fevereiro/01 - Terra Indígena Nonoai/RS)

08. Velório do Velho Gaspar (2'51)
No velório do velho rezador kanhrukre João Manuel Gaspar Kaitkâg, Chiquinho faz a reza que pertencia a este velho. Canta para ele, seu jamré/cunhado. Após o ritual do Kikikohn, o jamré Gaspar partirá para o mundo dos mortos.

09. Velório do Velho Gaspar (1'01)
Rezas do ritual do Kikikohn. Os irmãos Chiquinho e Simplício, Terra Indígena de Palmas/PR, cantam para que o jamré Gaspar descanse . Dizem para Gaspar que vá tranquilo, pois eles continuarão realizando por aqui o que ele fazia.

João Manoel Gaspar Kaitkâg, antigo organizador do ritual do Kikikonh, faleceu no Posto Indígena Xapecó/SC, sendo sepultado no cemitério desta comunidade em 05 de junho de 1995.

XAMANISMO
10. Diálogo de Luisa Jagnigri Pedroso com Dorvalino Refej Cardoso (1'41)
O avô passou o poder à Luisa para que continuasse nela o seu conhecimento. Todos dias, de manhã bem cedinho, ele a levava para lavar-se no rio com as ervas, a fim de que se tornasse uma boa kujã.
No dia de receber o poder, ela dirigiu-se à beira de um perau dentro do mato, para esperar o "guia velho". Era madrugada quando ele chegou e começou a mordê-la de leve, para ir se encarnando. Até hoje, quando o guia está por chegar, dona Luiza sente o corpo latejar nos lugares mordiscados por ele naquela madrugada.


11. (1'15)
- Quando você se tornou kujã?
- Primeiro de agosto, numa lua cheia.
Sempre nessa lua, Luiza e o guia coletam ervas para fazerem remédio. As mais difíceis, ele coleta. Mais tarde, depois de trazer as ervas, o guia xplica a ela o modo de usá-las.


12. (1'04)
Eles, os kujãs percebem os espiritos da natureza. Ca
Executantes
Dorvalino Refej de Cardoso
Fábio da Veiga Torres
Jorge Herrmann
Rogério Reus Gonçales da Rosa
Observações
Em processo de documentação;
Gênero Musical
-
Tipo de Registro
-
-