Filmes do LISA são premiados no Prêmio Pierre Verger

O filme Afrosampas, de Rose Satiko Gitirana Hikiji e Jasper Chalcraft, e realizado pelo LISA ficou em 3º lugar na categoria Filme Etnográfico - Média Metragem. Em Afrosampas observamos o que pode acontecer quando músicos dos dois lados do Atlântico são colocados em contato na cidade onde vivem. Yannick Delass (RDC), Edoh Fiho (Togo), Lenna Bahule (Moçambique) e os brasileiros Ari Colares, Chico Saraiva e Meno del Picchia aceitam nosso convite para um primeiro encontro no qual experimentam sonoridades, memórias e criatividades.

Além disso, o filme Carlos Caps Drag Race e o curta Cybershota, de Mihai Andrei Leaha, receberam o 1º lugar e 2º lugar, respectivamente, nas categorias Filme Etnográfico - Média Metragem e Filme Etnográfico - Curta Metragem. Ambas as obras também receberam apoio do LISA. Em Carlos Caps Drag Race, três drag queens brasileiras se preparam para uma Drag Race em São Paulo. Enquanto se arrumam para o show, Satine, Di Vina Kaskaria e Gabeeh Brasil compartilham sobre como as experiências e lutas vividas no processo de elaboração das suas drags as transformaram em multi-artistas. Já em Cybershota, Nubia é uma clubber e fotógrafa da cena independente de música eletrônica em São Paulo. Andando pelo centro da cidade de São Paulo, durante o evento SP na Rua, ela fotografa enquanto dança e interage com amigos e performers.

Por fim, também gostaríamos de parabenizar Paula Bessa Braz e Mihai Andrei Leaha pelo 2º lugar na categoria Filme Etnográfico - Longa Metragem com a obra Canto de Família, também apoiada pelo LISA. Nesse filme, uma família decide abrir uma escola de música erudita na sua própria casa: Bento, Lane, e seus seis filhos - Axel, Maíra, Cecília, Mírian, Victória e Bruno - montam o Projeto Acordes Mágicos. Os irmãos Cruz, então, se organizam para dar aulas e ensinar às outras crianças do bairro aquilo que amam.