Revista JAVEM publica filmes de pesquisadores da USP


Autoria/Arte/Divulgação: Carlos Eduardo Conceição • Bolsista de Divulgação Científica do LISA
Revisões: Rose Satiko • Coordenadora do LISA | Vanessa Munhoz • Comunicação do LISA
Publicação: 31/10/2024


Na edição de 2024, a revista Journal of Audiovisual Ethnomusicology (JAVEM) apresenta uma curadoria de cinco filmes que exploram as dimensões multissensoriais da interação entre música, cultura e multimídia, além de se destacarem pela busca de metodologias interativas, da exploração de experiências sensoriais e dos complexos mundos sócio-políticos nos quais a música está presente. Entre as obras selecionadas, a nova edição da JAVEM traz duas produções realizadas por pesquisadores do grupo de Pesquisas em Antropologia Musical (PAM) da Universidade de São Paulo (USP)


Open Gasy apresenta os desafios que um músico Malgaxe enfrenta no cenário da World Music francesa, as complexidades do trabalho, a necessidade de adaptação e as complexidades da autenticidade musical. Realizado por Yuri Prado, o filme está disponível no site do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da USP (LISA).  Yuri Prado é pós-doutorando em Antropologia Social na USP, supervisionado pela professora Rose Satiko Hikiji, tendo realizado estágio de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris. Formado em Música (Composição) pelo Departamento de Música da USP, possui Doutorado Direto pela mesma instituição, com estágio de pesquisa em etnomusicologia na Université Paris VIII.


O filme Toré, dirigido por Alice Villela, apresenta uma experiência visceral das práticas  espirituais e comunitárias, trabalhando o papel da identidade cultural indígena e suas estratégias de resistência através da musicalidade e da dança e do estreitamento de laços comunitários. Alice Villela realizou seu  pós-doutorado em Antropologia Social na USP, também supervisionada pela professora Rose Satiko. Trabalhou mais de dez anos com o povo Asuriní do Xingu, no Pará, desenvolvendo pesquisas de mestrado e doutorado sobre imagem e xamanismo. Atualmente, desenvolve pesquisas ligadas à luta pela terra e à música dos Kariri-Xocó, povo indígena de Alagoas. Pesquisadora e diretora de filmes documentários junto a povos indígenas, atua como colaboradora do Laboratório Cisco, tendo dirigido diversos documentários tais como Acontecências (2009), Toré (2022) e Na Volta do Mundo (2022).


Sediado no LISA, desde 2011, o PAM se dedica a estudar os diálogos entre antropologia e música no âmbito da linha de pesquisa das “Formas Expressivas e Regimes de Conhecimento” do Departamento de Antropologia da USP. A linha de pesquisa trata das relações envolvidas em distintos regimes de produção de conhecimento e de expressão estética.