Autoria: Maykon Cruz Almeida • Bolsista de Jornalismo Científico do LISA
Revisões: Sylvia Caiuby Novaes • Docente e Fundadora do LISA | Vanessa Munhoz • Comunicação do LISA
Arte/Divulgação: Carlos Eduardo Conceição • Bolsista de Divulgação Cientifica do LISA
Publicação: 08/07/2025
A visita monitorada às instalações do laboratório aconteceu no dia 29 de maio de 2025
O Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA) teve o prazer de receber, no dia 29 de maio de 2025, cerca de 20 estudantes dos anos finais do ensino médio e pré-vestibulandos para uma visita às suas instalações. A atividade fez parte da visita monitorada de apresentação do curso de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).
Os estudantes foram recebidos pela chefe do Departamento de Antropologia, Marina Vanzolini, e por graduandos de Ciências Sociais e bolsistas do laboratório, Victória Gebara e Maykon Almeida, que apresentaram uma visão geral do curso com foco especial no campo da Antropologia, perspectivas de trabalho e pesquisa. Foi uma excelente oportunidade para os estudantes tirarem suas dúvidas sobre a formação na área.
Victoria é uma preeminente estudante de Ciências Sociais na USP. Atualmente, é estagiária da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e Representante Discente do Departamento de Antropologia (DA). Sua paixão por compartilhar conhecimentos também a levou a atuar como professora por quatro anos no “Cursinho Popular Arcadas” da Faculdade de Direito da USP. Para Victória, apresentar o curso de Ciências Sociais aos estudantes do ensino médio na faculdade foi uma experiência enriquecedora. Ela conta que, embora já tivesse falado sobre sua formação, a oportunidade de fazer isso nesse lugar, introduzindo os estudantes a novas perspectivas, foi única e marcante.
“Eu acho super importante esse tipo de atividade! Você põe as pessoas em contato e mostra a elas que é possível. Apesar de ser longe, dá pra fazer… eu conversei com meninas que vieram de Cubatão pra cá. Se eu tivesse tido essa oportunidade quando eu era mais nova, muita coisa teria sido diferente, eu teria decidido mais rápido, conhecido mais. É essencial mostrar que esse lugar existe”, afirma Victoria.
Os estudantes tiveram a chance de explorar as instalações do LISA, conduzidos pelos servidores Ricardo Dionisio, especialista em audiovisual e responsável pelos serviços multiusuários (USP MULTI), e Vanessa Munhoz, técnica responsável pela comunicação e parcerias, que mostraram os complexos e equipamentos do laboratório. Os alunos puderam conhecer de perto as ilhas de edição, espaços dedicados à edição, montagem e produção dos filmes do LISA. Além disso, as reservas técnicas, onde são armazenados os materiais de gravação de áudio e vídeo (câmeras e microfones), bem como parte do acervo fílmico e iconográfico, totalizando mais de 28.600 itens que datam do início do século XX, grande parte disponível para consulta no site.
As visitas monitoradas integram o Programa USP e as Profissões, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária direcionada a estudantes em processo de escolha e ingresso no ensino superior. Mais informações sobre o programa, acesse o site https://uspprofissoes.usp.br/.