XII ENABET exibirá filmes do LISA


Por Vanessa Munhoz • Comunicação do LISA
Publicação: 06/11/2025


Início
Período
07-11-2025 - 13-11-2025
Local
Bahia

O XII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ENABET) exibirá filmes do LISA-USP entre os dias 07 e 13 de novembro de 2025.

Woya Hayi Mawe - Para onde vais? (2018)

Data/Horário: 07/11/2025 | 10h30
Local: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – Santo Amaro (BA)

Sinopse: Seguindo a moçambicana Lenna Bahule,  vemos como enfrenta as dificuldades de ser música, mulher e negra no Brasil e em Moçambique. O mundo artístico de São Paulo cobra sua africanidade, suas raízes. Já em Moçambique, Lenna é agora conhecida por seu sucesso no Brasil. De volta a sua terra natal, ela a redescobre com novos olhos. Lenna encontra uma inspiradora geração de músicos de Maputo, que envolve na produção de um grande show. Seja no palco, no sítio da avó ou em um projeto social na periferia de Maputo, vemos Lenna e os artivistas moçambicanos investigando a música tradicional e popular de seu país e descobrindo novas rotas. Navegando entre o ativismo e o palco, entre a África imaginada que o Brasil espera encontrar nela, e o cosmopolitismo brasileiro que São Paulo lhe imprime, Lenna descobre que suas raízes musicais eram ainda mais poderosas do que ela imaginava.

Direção: Rose Satiko G. Hikiji e Jasper Chalcraft

São Palco – Cidade Afropolitana (2023)

Data/Horário: 10/11/2025 | 15h30
Local: Espaço Cultural 2 de julho, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Salvador (BA)

Data/Horário: 13/11/2025 | 10h48
Local: Sala de Arte Cinema da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador (BA)

Sinopse: O que artistas africanos que chegam ao Brasil nos últimos anos carregam consigo na travessia? Como dialogam as diásporas africanas – a nova diáspora criativa e a que fez do Atlântico um cemitério? Que palcos são ocupados, construídos, preenchidos com as performances dos artistas que atravessam o oceano? Ancestralidades atualizadas em performances que constroem um presente afropolitano em uma metrópole em que é necessário ser atrevido, colorir o cinza. São Palco – Cidade Afropolitana apresenta a cidade de São Paulo como um meta-palco ocupado por artistas do Togo, Moçambique, República Democrática do Congo e Angola, entre outras nações africanas, em diálogo com a população brasileira e suas aberturas, contradições e tensões.

Direção: Jasper Chalcraft e Rose Satiko Gitirana Hikiji

Adó - Mestre dos Sons (2025)

Data/Horário: 12/11/2025 | 10h38 
Local: Sala de Arte Cinema da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador (BA)

Sinopse: Mestre Adó, Ediney de Sena, é mestre de capoeira de e em Santo Amaro da Purificação, Recôncavo da Bahia, em atividade com seu grupo, a Associação Cultural de Angola Cativeiro, desde 1978. Entre outras maestrias, habilidades e atribuições, um capoeirista deve dominar vários saberes e fazeres musicais. Repertório, construção de instrumentos, domínio da ordem e a organização, inclusive sonora, das atividades (rodas, treinos etc.) e muitos outros conhecimentos.
Mestre Adó, por seu virtuosismo na execução vocal e instrumental e outros atributos, é uma referência na arte, na Bahia, em várias localidades do Brasil e no mundo. O tema central do filme são os aspectos que o configuram como Mestre dos Sons e todas as implicações e imbricações com a complexidade das dimensões que compõem a arte da capoeira.

Direção: Jorge Vasconcelos Lampa

Mais informações sobre o XII ENABET, acesse o site: https://www.abet.mus.br/portfolio/xii-encontro-nacional-da-abet-salvador-2025/ e o link: https://drive.google.com/file/d/1nl36E04PDxSKTr13LCtFDyRS2u4WPGR6/view