Autoria: Diversidade/Étnico-Racial do Jornal da USP
Publicado no site do LISA por Vanessa Munhoz • Comunicação do LISA
Publicação: 24/11/2025
Filme produzido em laboratório da USP estreia nas redes sociais
No Dia da Consciência Negra, o Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (Lisa) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP disponibiliza nas redes sociais o filme “São Palco – Cidade Afropolitana”
O filme São Palco – Cidade Afropolitana poderá ser visto nas redes sociais a partir deste dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. O filme é dirigido Rose Hikiji e Jasper Chalcraft, ambos do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (Lisa) do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
O filme recebeu em junho deste ano o Prêmio do Público de Melhor Longa-Metragem na 14ª Mostra Ecofalante de Cinema e o Prêmio Ana Galano de melhor longa-metragem da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Anpocs). A obra é a quarta produção do projeto “Ser/tornar-se africano no Brasil: Fazer musical e patrimônio cultural africano em São Paulo”, que integrou o projeto temático “O musicar local: novas trilhas para a etnomusicologia”, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A pesquisa buscou estudar a nova geração de músicos africanos que chegou a São Paulo na última década. Rose Hikiji, professora do Departamento de Antropologia, e o antropólogo e documentarista inglês Jasper Chalcraft dirigiram outros três filmes nesse projeto conduzido junto ao temático da Fapesp: Afrosampas, Tabuluja, e Woya Hayi Mawe – Para onde vais?.
Diáspora criativa
São Palco – Cidade Afropolitana aborda a diáspora criativa africana em São Paulo, apresentando artistas como Shambuyi Wetu e Yannick Delass, da República Democrática do Congo, Lenna Bahule, de Moçambique, e Edoh Amassize, do Togo.
O filme apresenta a cidade de São Paulo como um meta-palco ocupado por artistas africanos, em diálogo com a população brasileira e suas aberturas, contradições e tensões.
Este texto foi originalmente publicado pelo Jornal da USP em 19/11/2025, às 19:46. Leia o original aqui.
Assista "São Palco - Cidade Afropolitana": https://lisa.fflch.usp.br/sao_palco_cidade_afropolitana
